Pérola Venâncio
Empreendedorismo feminino e segurança são as palavras que definem o mais novo aplicativo de transporte de Palmas, o Lady Driver. Ele oferece um serviço de praticidade para todas as mulheres que diariamente lidam com o medo e o assédio, seja trabalhando ou até mesmo cuidando! Entenda melhor:
Há mais ou menos 4 anos, após sofrer assédio de um motorista de App em São Paulo, Gabryella Corrêa, ainda com a dor do trauma, teve a ideia de criar um pequeno refugiu para suas semelhantes. Um aplicativo de mobilidade urbana exclusivo para mulheres.
Para aquelas mulheres que tem um rotina apertada e ainda precisam cuidar dos filhos ou dos pais idosos, o app traz mais duas funções além das que já conhecemos em outras plataformas. O Lady Kiddos e Lady Care são opções de corridas que podem ser agendadas com antecedência para os filhos que precisam ir à escola ou para idosos que precisam ir ao médico, por exemplo.
O app em Palmas
Janilia Teles foi quem trouxe o Lady Driver para a capital tocantinense. Também após passar por medos e situações de insegurança, a empreendedora viu o resultado do app em outras cidades e entendeu que Palmas necessitava de algo parecido, foi quando ela comprou uma parte do aplicativo e se tornou licenciada.
Inaugurado no dia 19 de abril de 2022, o app já possui 50 motoristas cadastradas. O preço das corridas não varia muito das outras plataformas, exceto em casos de agendamentos.
“Conseguimos esses cadastros na base do apelo pela segurança, muitas mulheres sabem o que é o alívio de solicitar uma corrida e aparecer uma motorista também mulher” disse Janilia.
O aplicativo pode ser baixado em qualquer dispositivo móvel e é super fácil de usar.
Casos frequentes de ataques de motoristas
Desde meados de 2016, quando os aplicativos de mobilidade urbana chegaram ao Brasil, é comum ouvir casos onde motoristas atacam, assediam e estupram mulheres. Os relatos sempre deixam outras passageiras em alerta. Desde doces com substâncias que fazem dormir, cheiro químico, falsos motoristas, violência verbal etc. Os assediadores sempre acham um jeito de atacar, mesmo os apps tendo medidas de seguranças, como compartilhamento de localização e botão para chamar a polícia.
Aqui vai algumas dicas de proteção:
1: Acompanhe o caminha que o carro faz pelo app, antes e durante o momento que você entrar no veículo.
2: sempre compartilhe sua localização com pessoas de confiança e peça para que elas também acompanhe.
3: Nunca diga seu nome antes do motorista
4: Nunca deixe de checar a placa do veículo
5: Verifique se o motorista está usando o aplicativo
6: Se suspeitar de algo, ligue para alguém e fique na chamada até a corrida finalizar
7: Algumas mulheres preferem sentar atrás do banco do motorista para evitar que eles a observem o tempo inteiro e por ser um local mais fácil de se defender de um possível ataque. Se ele pedir pra você mudar de lugar, negue, nenhuma regra do aplicativo proíbe que uma pessoa sente na poltrona de trás.