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Não é de hoje que a atual empresa responsável pelo transporte público de Palmas, Expresso Miracema Ltda, é acusada de negligenciar o serviço a ser prestado à população. Dessa vez, estudantes e trabalhadores afirmam que as frotas de ônibus ainda estão reduzidas, mesmo após a retomada das atividades da cidade após a pandemia.

Além da pouca quantidade de ônibus em circulação, os passageiros ainda ressaltaram que os ar-condicionados, que foram desligados ainda no início da pandemia para melhorar circulação do ar dentro dos veículos, não estão sendo mais ligados. Pessoas especulam que isso ainda acontece para diminuir gastos da empresa e não por conta da segurança biológica.

De acordo com um motorista da empresa, que prefere não se identificar, as ordem são para manterem as máquinas desligadas, mas acredita que a população precisa ir até a Prefeitura pedir. “Os estudantes, o povo, precisa voltar a bater o pé no chão, fazer um abaixo assinado na Prefeitura, senão eles fingem que não está acontecendo nada” disse o empregado da empresa que também sofre com o calor durante o expediente de trabalho.

Estudantes da UFT

As aulas presenciais da Universidade Federal do Tocantins voltaram ainda nesse semestre e junto com elas as reclamações dos estudantes sobre o transporte público. A principal linha de ônibus que vai até o campus de Palmas é a 090 e, de acordo com vários estudantes, está em péssimas condições.

Os alunos reclamam de atraso, frota reduzida e superlotação dentro dos veículos. De acordo com uma estudante que prefere não se identificar, o transporte até a universidade se tornou uma das principais barreiras para continuar estudando. “Está sendo um grande caos por conta das rotas que ainda estão reduzidas, aparentemente a Miracema não recontratou o quadro de motoristas. Os estudantes e servidores que utilizam a linha estão revoltado”. A aluna também reclamou das outras linhas de ônibus que também está com o mesmo problema.

Carteirinha do Estudante 

Além disso, ainda nos mês de março deste ano,
o Coletivo SOMOS denunciou por meio das redes sociais e na Ouvidoria da Prefeitura de Palmas, a retirada da emissão do cartão de estudante para acadêmicos da Universidade Federal do Tocantins (UFT). A informação da retirada foi confirmada pelo grupo junto a SETURB. “Não fazemos mais esse cartão”, disse em mensagem via whatsapp a operadora de serviço de transporte público.

Na época, a Prefeitura respondeu à Gazeta, que assuntos referentes à tarifa do transporte público coletivo são deliberados no âmbito do Conselho Municipal de Acessibilidade, Mobilidade, Trânsito e Transporte (CMAMTT), que atua como órgão de controle social da gestão das políticas de transporte, entre outras.

E destacou que a questão da gratuidade para os estudantes da Universidade Federal do Tocantins (UFT) seria incluída na pauta de uma próxima reunião do Conselho.

No entanto…
Ao voltarem a ser questionados sobre o assunto da carteirinha do estudante, a Prefeitura não transmitiu alguma resposta. Em nota, apenas afirmou que 20 ônibus foram inseridos na linha 090 é que acompanharão se a demanda for maior.

Nota na íntegra

A Prefeitura de Palmas informa que foram inseridos 20 novos horários na linha 090 UFT desde o mês de março e que vai monitorar seu funcionamento para verificar se a demanda é maior do que apurada no período.