Apos ser diagnosticada com uma doença na medula óssea, uma menina foi retira pelo pai de dentro do Hospital Geral de Palmas (HGP). A justiça já determinou a busca e apreensão da menor.
A fuga teria acontecido nesta segunda-feira, 9. A decisão saiu após um pedido feito pelo Ministério Público Estadual (MPE).
A menina foi diagnosticada com aplasia da medula, uma doença que impede a fabricação das células sanguíneas da forma correta. Ela teria sido internada no HGP no final de março, após sete dias de febre.
Uma transferência chegou a ser solicitada pela unidade para tratamento fora do domicílio, em outro estado, mas antes da autorização o pai da criança saiu do hospital levando a filha. Eles teriam saído com destino a Gurupi, no sul do estado.
O caso encaminhado ao MPE e o promotor de Justiça Sidney Fiori Júnior entrou com um pedido de medida de proteção. O estado de saúde de saúde da menina é grave e há risco de morte.
O caso está sendo acompanhado pelo Conselho Tutelar de Gurupi e de Cariri do Tocantins, onde a família estaria vivendo atualmente. O homem informou aos conselheiros que não teria fugido da unidade e que uma médica o deixou sair. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) nega essa versão e confirma que houve fuga. (Veja nota abaixo)