Os pré-candidatos de 2022 podem começar a arrecadar recursos via financiamento coletivo a partir deste domingo, 15 Só pessoas físicas podem doar.

Será o 3º pleito em que as “vaquinhas” virtuais poderão ser usadas. Nas eleições de 2018, os candidatos conseguiram R$ 19,7 milhões com o crowdfunding. Em 2020, foram R$ 15,8 milhões.

A liberação do dinheiro só é efetivada depois que o registro de candidatura estiver formalizado. O repasse está condicionado à existência de conta bancária específica para acompanhamento da movimentação financeira de campanha.

Caso o pré-candidato não formalize a candidatura ou desista de participar do pleito, o dinheiro é devolvido aos apoiadores pelas empresas de financiamento -descontado o valor da taxa administrativa.

RECIBOS

Os candidatos devem informar à Justiça Eleitoral as doações recebidas nas “vaquinhas”. A prestação de contas das campanhas deve mostrar o valor bruto individual dos apoios financeiros. Assim, é possível saber quem doou quanto.

As empresas de crowdfunding são obrigadas a identificar os doadores e enviar o recibo das contribuições. As doações podem ser feitas até o dia da eleição, 2 de outubro.

Cada nova doação deve ser atualizada instantaneamente no site da empresa, com informação sobre o nome do doador e o valor.