Foto – Divulgação
No último sábado, 14, em Taipas, com a presença do governador Wanderlei Barbosa, de deputados, prefeitos e lideranças políticas da região, e de uma numerosa presença de público foi lançado o tão esperado filme “Ayrton, meninices no coração do Brasil”, produzido e dirigido pelo ator e cineasta Vicentini Gomez.
O prefeito anfitrião, Sílvio Romero, fez uma saudação coletiva aos convidados, agradecendo a luta incansável do jornalista Goianyr Barbosa, autor intelectual do filme, destacando que o documentário vai impulsionar o seu município para o Brasil e o mundo. Romero também agradeceu a presença do governador e o compromisso feito por ele na ocasião de asfaltar o trecho entre Taipas e Conceição.
Por sua vez, o jornalista Goianyr Barbosa discorreu a caminhada de mais de uma década para a concretização do sonho de resgatar a história da infância e da adolescência de Senna em Taipas e região, quando ainda essa faixa territorial fazia parte do antigo Norte goiano.
Na fala, Barbosa lembrou que todo o financiamento do filme foi do Laboratório Cristália, do proprietário Dr. Ogari Pacheco, suplente do senador Eduardo Gomes, além do apoio dos deputados Cláudia Lélis, Vanda Monteiro, Valdemar Júnior, Elenil da Penha, do radialista Clayton Aguiar e do empresário Edson do Tabocão. Por fim, o governador enalteceu os promotores do filme, frisando que a obra cinematográfica acerca do tri-campeão Senna vai conduzir o Tocantins para dimensões inimagináveis.
Dianópolis
O lançamento em Dianópolis aconteceu nesse domingo, 15, com a praça Ana Valente apinhada de pessoas, muita das quais com vivência próxima da família Senna da Silva. Aliás, a vinda do senhor Milton da Silva, pai de Ayrton, ao Tocantins, outrora Goiás, na década de 60, foi através de Flávio Araújo, cunhado do ex-deputado Hagahús Araújo. Flávio foi, por mais de uma década, gerente dos empreendimentos do Miltão, como assim ficara conhecido.
Para se ter uma ideia da afinidade entre famílias, na campanha ao Senado da República, em 1988, o já promissor piloto na Formúla 1, Senna, recomendou publicamente ao povo tocantinense que votasse em Hagahús ao Senado, atitude, no entanto, que o piloto não fizera a nenhum outro nome da política brasileira.
O secretário de Turismo e Cultura, Hercy Filho, por sinal filho de Dianópolis, representou no evento o governador Wanderlei Barbosa. Hercy destacou o trabalho do atual governo nas áreas culturais e do turismo, reforçando apoio importantes aos projetos que serão implantador no Sudeste do Estado. Ressaltou a grande importância que os patrocinadores vêm dando ao filme ora em exibição, e se comprometeu em continuar apoiando o projeto. A solenidade foi encerrada com as falas do presidente da Câmars Municipal, Maninho do zorra, e do prefeito José Salomão.
A obra cinematográfica também será lançada nesta segunda-feira, 16, em Almas
Assista ao trailer
Por Goianyr Barbosa – Direto de Dianópolis