Foto – Reprodução

Equipe Gazeta do Cerrado

Apesar de não haver previsão de chuvas para Palmas nos próximos dias, algo inusitado aconteceu nesta quinta-feira, 2.

Ela veio, mas infelizmente apenas em alguns locais isolados.

O jornalista e morador de Palmas, Daniel Lélis publicou em suas redes sociais o momento em que a chuva caia na quadra onde ele mora.

Segundo o Clima Tempo, o calorão deve prevalecer ao longo desta e da próxima semana, onde as temperaturas devem atingir a mínima de 20º nesta sexta-feira, 3 e 35º na quinta-feira, 9.

Alertas de chuvas intensas e baixa umidade

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou dois alertas, um de chuvas intensas mais na região extremo norte e do Bico do Papagaio e de baixa umidade no sul e sudeste tocantinense.

As cidades que devem ficar alertas para o risco de chuva são: Axixá, Bom Jesus do Tocantins, Buriti do Tocantins, Maurilândia, Palmeiras, Santa Terezinha do Tocantins, São Bento, São Miguel, São Sebastião do Tocantins, Sítio Novo.

Nesta região deve chover entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a 50 milímetros por dia até esta sexta-feira, 3. Os ventos podem atingir 60k/h.

Instruções

  • Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
  • Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Entretanto cidades da região sul e sudeste tocantinenses devem estar atentos à baixa umidade, que deve ficar entre 20 e 30%. O recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é de no mínimo 60%.

Os municípios em alerta são: Aurora do Tocantins, Cariri do Tocantins, Conceição do Tocantins, Jaú do Tocantins, Pindorama, Porto Alegre do Tocantins, Santa Rosa do Tocantins, São Salvador, Taipas.

Instruções

  • Beba bastante líquido.
  • Evite desgaste físico nas horas mais secas.
  • Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).