Maju Cotrim
Pretendem disputar o Senado pelo Tocantins até o momento: Professora Dorinha (UB) , Kátia Abreu (PP), Ataides Oliveira (PROS) , Vanderlei Luxemburgo (PSB) e Marcelo Miranda (MDB). Quase todos com pré campanha intensa nas redes sociais e na prática buscando explorar seus diferenciais na busca por consolidar apoios e preferências.
A situação de cada um é diferente devido ao histórico político.
Dorinha
Na frente nas pesquisas divulgadas até agora, a Professora Dorinha, que comanda partido importante, intensificou as andanças chegando a fazer vários municípios por dia. No giro pelas cidades ela tem recebido apoios tanto de prefeitos como de vereadores. Dorinha tem feito a prestação de contas de tudo que destinou para cada cidade e deixado de lado burburinhos ou pressões sobre definições majoritárias, por exemplo. Ela tem dito que o momento é de construção e seu saldo tem sido positivo neste processo numa onda espontânea de apoios já que é considerada ainda uma pré candidata sem rejeição.
Kátia coração
A senadora Kátia busca reeleição, na busca pelo 3º mandato pelo Estado com a possibilidade de, se vencer, chegar a 24 anos só no Senado pelo Estado, algo que nenhum tocantinense conseguiu. A estratégia dela no momento foi percorrer as regiões do Estado levando plenárias do PP e onde tem feito discursos contra a pobreza. Kátia também passou por uma repaginada na sua identidade visual onde entrou um coração no lugar do sobrenome Abreu numa tentativa de dar mais leveza no estilo dela. Ela também tem focado em prestar contas de recursos e se reconectar com os eleitores.
Luxemburgo
O novato na política Vanderlei Luxemburgo rodou o Estado mostrando e conhecendo as potencialidades
Turísticas num programa de TV. Agora nesta fase de Pré campanha tem se dedicado a reuniões e a conhecer líderes municipais. Também tem participado de eventos pelas cidades tocantinenses e combatido o discurso de que seria “forasteiro” ao alegar que é um investidor no Estado e alguém que está se colocando em
Prol do Tocantins na política na 1ª vez que pretende disputar um cargo eletivo. A admiração como técnico pela longa trajetória ele tem por onde está passando agora ele busca construir sua identidade política.
Ataides
O ex senador Ataídes Oliveira do PROS que já sabe o gosto de ser senador pois assumiu após a morte de João Ribeiro em 2013, segue na estrada e também participando de eventos. Ele claramente tem montado uma pré campanha e caminhada com base no apoio de vereadores e já teria a confirmação de muitos no seu projeto. Ele fala muito em combate á corrupção e tem também relembrado o que conseguiu para o Estado quando foi senador.
Miranda
Pelo MDB Miranda alimenta a esperança de conseguir consolidar candidatura ao Senado mas admitiu pela 1ª vez em exclusiva á Gazeta que está analisando com sua base disputar outro cargo. “Não é demérito nenhum”, chegou a dizer. Miranda é ex governador do Estado e presidente reeleito pelo MDB que está num momento de definição sobre seu momento político o que existe muito diálogo e análise.
Patriotas
O ex-vereador de Palmas, Claudemir Lopes foi lançado também pelo Patriota como pré-candidato ao Senado e tem cumprido agendas em cidades.