Três furtos de energia foram identificados e apurados pela Polícia Civil do Tocantins (PC-TO), apenas nesta semana. Os casos registrados na região norte de Palmas resultaram na prisão, em flagrante, de quatro pessoas que foram conduzidas à Delegacia Especializada na Repressão aos Crimes Praticados contra Concessionárias de Serviços Públicos (DRCSP), que atua em convênio com a Energisa para coibir o furto de energia.
De acordo com o delegado da DRCSP, João Batista Marques, três dos supostos envolvidos foram liberados mediante pagamento de fiança. Já um dos suspeitos, após os procedimentos legais cabíveis, foi encaminhado à Casa de Prisão Provisória de Palmas, ficando à disposição do Poder Judiciário.
O delegado João Batista explica que é importante alertar a população que a PC-TO está atuante para combater a prática criminosa. De acordo com o delegado, a Energisa faz o mapeamento e vistoria dos possíveis locais onde esteja ocorrendo os crimes, a DRCSP tomando conhecimento da prática ilícita, dá início às investigações e perícia do local.
“É uma conduta em que o prejuízo lesa toda a população considerando que essa conta é repassada ao cidadão. É importante ressaltar também que a conduta não se resume ao mero furto de energia, pois além de dilapidar o patrimônio público e social, colocar em risco a própria vida e a de terceiros com ligações clandestinas, a pena pode chegar a 4 anos de reclusão mais multa”, informou o delegado.