18 de junho é o dia do Orgulho Autista, data importante para lembrar esta luta. O senador e líder no Congresso, Eduardo Gomes registrou seu compromisso com a causa.
O Plenário do Senado decidiu por unanimidade, que o dia 18 de junho será destinado à comemoração do Dia Nacional do Orgulho Autista. O PL 3.391/2020 foi de autoria do senador Romário (Podemos-RJ).
O PL foi relatado em Plenário pelo senador Eduardo Gomes que votou pela aprovação. Ele afirmou que o projeto “simboliza bastante o compromisso do Senado Federal, através de todos os seus senadores e senadoras, com essa pauta sensível à sociedade brasileira e importante no reconhecimento do orgulho da pessoa autista”.
— O que falta às pessoas com espectro autista é um reconhecimento mais vigoroso por parte da sociedade e do poder público no sentido de que se insiram efetivamente no seio da vida comunitária e na atividade produtiva, a fim de que conquistem a liberdade plena de agir e de conviver a sua autonomia e independência. Para tanto, torna-se fundamental lutar contra qualquer forma de preconceito, que, felizmente, mas aos poucos, tem perdido muito de sua intensidade, graças ao trabalho das associações que congregam pessoas com deficiência, seus pais e seus amigos e do Parlamento brasileiro, ao estabelecer um permanente fórum de discussão e de legislar acerca de tais questões — disse Eduardo Gomes.
A Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu a comemoração do Dia Mundial de Conscientização do Autismo em 2 de abril, mesma data do Dia Nacional de Conscientização sobre o Autismo, criado oficialmente em 2018. Além disso, o dia 18 de junho já é celebrado em todo o planeta como Dia Mundial do Orgulho Autista.