Maju Cotrim


Nesta  segunda-feira (27), a titular do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), Cristiane Britto, está em Palmas, capital do Tocantins (TO), onde realiza a entrega  de onze carros e kits de equipagem para Conselhos Tutelares do estado. O investimento do Governo Federal para a ação é de R$ 1,4 milhão.

Ela foi recepcionada pelo deputados federais Eli Borges e Professora Dorinha, vários prefeitos, o presidente da ATM,

Diogo Borges, o reitor da UFT, Luiz Bovolato e outros políticos.

Eduardo Mantoan representou o senador Eduardo Gomes.

O presidente Diogo Borges abriu o evento e falou da destinação de recursos pelo governo federal e emendas. “Os conselhos tem dificuldades para fazerem o trabalho acontecer  e esses kits chegam em boa hora”, disse.

Ele disse que vai fazer um levantamento para saber quais municípios ainda não tem veículos para atuarem nos conselhos. “É isso que a gente quer: investimento nas pessoas, Investindo nos municípios a gente investe na pessoas”, disse.

Representando Gomes, Eduardo Mantoan discursou. “Um dia de grandes conquistas para os prefeitos e para os conselhos tutelares”, disse. “Essa é uma marca do senador Eduardo Gomes, articulado no meio político e sempre perto das demandas da população”, disse.

“É através dos conselhos tutelares que temos um trabalho de proteção das crianças e adolescentes”, comentou.

Serão beneficiados os Conselhos Tutelares dos municípios tocantinenses de Colméia (1), Combinado (1), Goiatins (1), Itacajá (1), Lavandeira (1), Nova Olinda (1), Palmeirópolis (1), Riachinho (1), Santa Terezinha do Tocantins (1), Sítio Novo do Tocantins (1), Sítio Novo do Tocantins (1) e Tupiratins (1).

O prefeito de Santa Teresinha, Wanderlei Santos enalteceu o benefício assim como o de Riachinho, Ronaildo Bandeira, todos receberam o benefício por emendas de Eduardo Gomes.

Além dos carros, os kits são compostos por computador, impressora, refrigerador, bebedouro e TV com acesso à internet. 

A ação de entrega dos equipamentos aos Conselhos Tutelares faz parte do Programa de Equipagem e de Modernização da Infraestrutura dos Órgãos, das Entidades e das Instâncias Colegiadas de Promoção e de Defesa dos Direitos Humanos (Pró-DH), que irá destinar 854 carros em todo o país até o final de 2022.

Na oportunidade, a ministra também entregou certificados para 39 mulheres que se formaram em cursos por meio do programa Qualifica Mulher, do MMFDH.