Está disponível no site do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE – TO) a página oficial do projeto Eleições sem Sujeira 2022. No espaço, os internautas poderão conferir informações sobre o desenvolvimento das ações de Sustentabilidade para as Eleições, com guia de orientação para partidos e candidatos, vídeos, spots, documentos, entre outros.

Com a finalidade de instruir partidos e candidatos a respeito de atitudes sustentáveis para as eleições vindouras e conscientizá-los para que adotem novas estratégias de divulgação  no período destinado à propaganda eleitoral, o Núcleo de Gestão Socioambiental (NUGES) do TRE – TO disponibilizou na página o Guia Digital para Eleições sem Sujeira. “Esse Guia traz também a relação dos municípios do Estado que contam com associações de catadores de recicláveis, com indicação do nome de seus responsáveis e número de telefones para que sejam acionados quando do descarte das sobras dos materiais de campanha”, explica a coordenadora do NUGES, Wagna Cristiane.

Ao acessar o Guia, os internautas também terão acesso a um vídeo institucional contendo informações sobre as ações promovidas pelo TRE-TO na área da Sustentabilidade nas últimas duas eleições e os resultados alcançados até agora. Para acessar o vídeo, basta direcionar seu smartphone para o QR que está disponível no rodapé da página 05 do informativo. O vídeo também está disponível na página do TRE – TO no YouTube: justicaeleitoral.

Agenda

Nos próximos meses, outras ações de conscientização serão realizadas para o público interno e externo do TRE-TO; rodas de Conversa presenciais e on-line, webinars, reuniões com partidos e candidatos, orientações para mesários e equipe de apoio para as Eleições 2022 estão entre as atividades previstas.

A Sustentabilidade  integra o valor institucional do TRE – TO e está presente em distintas etapas do processo eleitoral. O Projeto Eleições Sem Sujeira é um exemplo de política de sustentabilidade do Tribunal, o qual está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas, e seus princípios, e conta com a participação de cidadãos, partidos políticos, candidatos e associações de catadores de recicláveis.