Foto – Raíza Milhomem

Equipe Gazeta do Cerrado

O Ministério Público Federal (MPF) publicou um inquérito para apurar a suspeita de aplicação de vacinas anticovid vencidas no Tocantins.

Segundo um documento que a Gazeta do Cerrado teve acesso exclusivo nesta quarta-feira, 29, um procedimento preparatório foi transformado em inquérito civil e vai apurar a aplicação dos imunizantes por parte dos municípios.

O documento é assinado pelo procurador da república Fernando Antônio de Alencar Alves de Oliveira Júnior.

Ele explicou à nossa equipe nesta quarta-feira, que o processo ainda está em fase de instrução e que não tem nada concluído ainda. O procurador disse ainda que a Secretaria Estadual de Saúde (SES-TO), informou que o sistema faz o bloqueio de vacinas vencidas aos municípios.

“De fato, nós temos um procedimento que verifica aqui, essa questão de vacinas vencidas aplicadas no Estado. Na verdade, vários Estados do país o MPF instaurou procedimento desse tipo. Encaminhamos cópia do procedimento para o Ministério Público do Tocantins (MPTO) para investigar, caso isso ocorresse. No Tocantins a gente tem sim o procedimento que nós estamos apurando, nós oficiamos a Secretaria Estadual de Saúde (SES-TO) que disse que o sistema bloqueava o envio de vacinas vencidas, mas assim, podem ter sido enviadas para os municípios e os municípios não terem aplicado de forma vencida. Então nós estamos verificando se isso aconteceu e se ocorreu, se foi acompanhando o paciente, até para aplicar outra nova vacina. Agora, é um instrumento que está ainda em instrução ainda, não tem nenhuma conclusão”.

Vale ressaltar que é um procedimento ainda investigativo e que a população NÃO deve deixar de ir aos potinhos de saúde se imunizar contra a Covid, afinal os casos e internações pela doença no Tocantins estão em alta, e a ÚNICA forma de conter o avanço dos vírus e proteger quem a gente ama é SE VACINANDO.