Brener Nunes

Os casos de Covid no Tocantins seguem aumentando todos os dias. Só nesta sexta-feira, 1º, foram 1.137 casos e quatro mortes confirmadas. No último dia 27 de junho, quando os boletim das Secretaria de Saúde (SES) estavam sendo divulgados apenas uma vez na semana, o Estado confirmou 5.574 casos, destes,  3.830 nos sete dias anteriores.

Atualmente, a taxa de ocupação dos leitos de UTI nos maiores hospitais de Araguaína, Gurupi e Palmas estão acima de 85%.

O Hospital Regional de Araguaína (HRA) está sem vagas, com os 18 leitos ocupados. O de Palmas, HGP, possui cinco vagas dos 39 leitos da unidade. Já o de Gurupi, tem três leitos livres, dos 20.

Confira abaixo a situação das outras unidades do Tocantins:

Aumento da Covid

Em entrevista coletiva na manhã desta sexta-feira, o governador Wanderlei Barbosa falou sobre o assunto. “Estado está pronto para agir em defesa da vida, se tivermos aumentos grandes”, disse.

Vacinação

Até esta sexta-feira, conforme o Integra Saúde, 78,18% da população tocantinense está imunizada com a 1ª dose da vacina contra Covid, e destes, 65,46% estão com a 2ª dose e dose única (2,10%).

Já o reforço (3ª dose), vai tomada apenas por 24,92% da população.

Até o momento, o município com a maior taxa de aplicação, é Porto Alegre do Tocantins, com 106,27%, seguida de Novo Alegre com 101,50%, e Taipas com 101,46%.O com menor taxa de aplicação é Piraquê, com 59,10%. Veja o Top 10:

 

Proteção e cuidados

Com a vacinação, o número de casos e mortes teve queda nos últimos meses, o que diminuiu os cuidados com o vírus. As Prefeituras suspenderam os decretos de uso de máscaras e proibição de aglomerações e a liberação de eventos com público, como shows, casamentos, festas, e formaturas.

Com a diminuição dos cuidados, e queda na procura pela vacinação, os casos de Covid voltaram a aumentar no mês de maio, o que alerta para uma nova onda de Covid-19 no Tocantins.

Os municípios de Araguaína, Colinas e Gurupi já publicaram novos decretos sobre o uso de máscaras, o tornando obrigatório novamente em estabelecimentos de saúde e ambientes públicos e provados que sejam fechados. Em Palmas, o uso segue facultativo.

Atualmente, o Tocantins contabiliza 987.234 pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 321.874 casos confirmados. Destes 313.573 estão recuperados, 4.133 pacientes seguem em isolamento domiciliar ou hospitalar e 4.168 foram a óbito.