Brener Nunes
Em votação sobre a permanência do senador Aécio Neves (PSDB-MG), na noite dessa terça-feira, 17, a senadora Katia Abreu votou a favor da decisão da 1ª Turma do Superior Tribunal Federal; Vicentinho Alves (PR) e Ataídes Oliveira (PSDB) foram contra o afastamento de Aécio.
Ao todo, foram 44 senadores contra o asfaltamentos de Neves e 26 a favor, assim, impedindo afastamento de Aécio, o seu recolhimento noturno e reverteram a obrigação de entregar o passaporte. Não foram registrados abstenções.
A votação ocorreu depois que os ministros do STF decidiram, na última semana, que o tribunal não pode afastar parlamentares por meio de medidas cautelares sem o aval do Congresso Nacional. No final de setembro, a 1ª Turma da Corte havia decidido, por três votos a dois, o afastamento de Aécio do exercício do mandato, após feita a análise do pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) no inquérito em que o tucano foi denunciado por corrupção passiva e obstrução de Justiça, com base nas delações premiadas dos executivos da J&F.