Texto: Nielcem Fernandes
Edição: Brener Nunes
Pedro Henrique Almeida Tavares, de 21 anos, foi aprovado em primeiro lugar para o cargo de assistente legislativo no Concurso Público da Câmara Municipal de Paraíso enfrentando uma concorrência de 120 candidatos por vaga. O resultado final foi divulgado no site da Casa nessa terça-feira, 17.
O Portal Gazeta do Cerrado procurou o estudante para saber um pouco da sua trajetória até a aprovação e sobre as técnicas de estudo utilizadas.
“Esse não era bem o meu objetivo. Estou estudando para os concursos de Tribunais, mas como existem poucos no Tocantins, resolvi fazer esse da Câmara, pois os conteúdos do edital eram parecidos com os conteúdos que venho estudando. Foi bom porque me deu mais confiança nas técnicas que adotei para estudar”, declarou o estudante que vai continuar se dedicando a concursos públicos.
O “concurseiro” pretende tomar posse de sua vaga caso não haja nova novas oportunidades de ser aprovado em outros concursos e revelou que chega a passar 11 horas do dia estudando. “Estou me preparando para concursos há mais de um ano e quando se aproxima de algum eu estudo 11, 12 horas por dia. Cheguei a largar o emprego para poder estudar. Fico sem dinheiro, sem poder sair de casa pra nada, mas no final compensa. É um tempo da sua vida dedicado para ter uma vida melhor, eu gosto de estudar e ao contrário de que muitas pessoas pensam, não é cansativo, é tranquilo e dá resultado”, explicou.
Entre as técnicas adotadas dentro da metodologia de estudo, Pedro aponta algumas novidades como o uso de aplicativos exclusivos e as conhecidas anotações. “Utilizo muita anotação. Antes eu anotava no caderno o que demandava muito tempo e dificultava o acesso para novos comentários e ficava muito desorganizado. Daí baixei um aplicativo onde eu faço mapas mentais, uma espécie de organograma onde vou anotando tudo de forma organizada. Com o app a revisão se terna mais rápida e eficiente. Além disso, assisto aulas on-line específicas, estudo as apostilas e arquivos em PDF disponibilizados pelos professores que sempre agregam novos conteúdos. Na parte prática eu resolvo muitas questões disponibilizadas em sites que já figuraram em concurso”, revelou Pedro.
De acordo com o estudante ele vem se preparando desde o início do ano com foco no concurso do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), porém o objetivo inicial era a carreira policial. “Eu comecei estudando para o concurso da Polícia Militar aqui do Tocantins, como enrolou muito, eu acabei sabendo sobre a possibilidade do TRE e desde o início do ano estou me preparando”, concluiu.