Texto: Lara Tavares /Governo do Tocantins (revisão)
Na continuidade dos trabalhos voltados para ampliação das Redes Comunitárias de Segurança (RCS) foi realizada nesta sexta-feira, 20, uma reunião com comerciantes da Associação Comercial e Industrial de Miracema (ACIAM) e o Comando da 6ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) em Miracema. O intuito foi o de se criar a RCS Comercial e ampliar as ações preventivas e proativas realizadas na cidade.
A reunião contou com cerca de 20 comerciantes e, na oportunidade, foram tratados temas como a criação da Rede Comunitária de Segurança, vindo os presentes a manifestarem grande interesse em concentrar esforços para a concretização do projeto. Sendo discutidas demandas da comunidade, bem como apresentadas possíveis soluções pelo comando da 6ª CIPM, com base nos resultados positivos obtidos pela implantação das redes nas cidades de Palmas e Paraíso.
Na oportunidade os comerciantes mencionaram a necessidade de se instalarem câmeras de segurança, para que o monitoramento da cidade veia a coibir práticas delitivas. O PM apontou que as tratativas estão em curso para que se crie o CONSEG – Conselho Comunitário de Segurança, órgão independente e autônomo capaz de gerir as questões de segurança pública, pleitos comunitários, captação de recursos e canalização destes para resolução dos problemas locais.
Para o vice-presidente da ACIAM, Rubem Carlos, a entidade é e continuará sendo parceira da PM, nas diversas ações desenvolvidas. Segundo ele, é orgulho a PM de Miracema para a cidade, visto que todas as vezes que precisou de apoio e parceria, a ACIAM foi atendida. O vice-presidente também se colocou à disposição para a elaboração de projetos conjuntos em segurança pública e videomonitoramento.
Para o comandante da 6ª CIPM, capitão Murilo Pires de Avelar, as ações de Polícia Comunitária visam fortalecer os vínculos entre PM e comunidade, sendo as RCS uma importante ferramenta para que este propósito ocorra.