Foto – Divulgação/ Niceia Menegon
A beleza e a originalidade das biojóias tocantinenses mais uma vez ganharão destaque na cultura e no mercado internacional. A empresária, artista e design de biojóias tocantinense, Fabiana Bezerra, da FB Biojóias, foi convidada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – Unesco, para integrar a turnê brasileira em um circuito de quatro festivais folclóricos na Itália, de 26 de julho a 27 de agosto. Nesta quarta-feira, 03, está programada uma apresentação no Vaticano, para o Papa Francisco.
Na turnê, que acontece em quatro regiões diferentes da Itália, o Brasil está representado pelo Tocantins e por Pernambuco. As peças em capim dourado, e as demais peças de biojóias, criadas e produzidas por Fabiana Bezerra integram a mostra de cultura e arte brasileira na Europa, levando o nosso capim dourado. Já a representatividade de Pernambuco, está por conta do Grupo Bacnaré, Balé de Cultura Negra do Recife, um dos grupos mais premiados internacionalmente.
Sete países participam da turnê, são eles: Brasil, Georgia, Colombia, Uruguai, Chile, Nova Zelândia e Itália. Todos os países levam elementos e manifestações culturais e artísticas para se apresentarem em quatro festivais na Itália, são eles: o Latium World Folkloric Festival 2022, em Cori; Rassegna Internazionale del Folklore “Moles Aeterna”, em Tarcento; Festival dei Cuori in Tarcento, em Gorizia; e o Festival Mondiale del Folclore “Castello di Gorizia” in Gorizia, em Milão.
Por Niceia Menegon