A Personal lançou nesta segunda-feira um novo produto: papel higiênico preto. Para o lançamento, a empresa decidiu usar como slogan a hashtag #Blackisbeautiful, termo usado para caracterizar um movimento criado na década de 1960 por artistas e intelectuais contra o racismo. Por conta disso, internautas brasileiros acusam a empresa de apropriação cultural e de fazer uma propaganda racista.
Nas redes sociais, uma internauta diz que a marca “esvazia” o significado da expressão “para promover um papel higiênico preto”.
“Negro é lindo. Na década de 60, punhos cerrados se ergueram ao ar para eliminar a noção de que as características naturais de pessoas negras – como cor da pele, traços faciais e cabelo – eram feias. A frase (e a ideia) eternizou. Agora, a Personal pega esta MESMA frase – hoje, hastag – e ESVAZIA o seu significado para promover um papel higiênico preto. Um tremendo desrespeito aos revolucionários da década de 60. Um desrespeito descomunal a nós negros, que bebemos desta fonte para nos fortalecermos”, diz.
Em um outro post no Facebook, o escritor Anderson França também criticou a marca pelo uso do slogan:
“A Santher – Fábrica de Papel Santa Therezinha S/A, detentora da marca Personal, decidiu que aqui no Brasil essa expressão deve se referir não ao histórico de lutas de lideranças pretas americanas e de outras pelo mundo, mas a Santher, numa atitude racista e irresponsável, consciente e deliberada, decidiu que essa expressão deve remeter a papel higiênico, cuja função qualquer pessoa conhece. Esse não é senão um dos mais graves ataques racistas praticados por uma empresa brasileira”, diz um dos trechos da declaração de França.
Procurada pelo EXTRA, a Personal ainda não comentou o caso.
#Blackisbeautiful vai dar treta. pic.twitter.com/EgDUXSrOPd
— Nathanael Souza (@NathanaelSouza) October 23, 2017
Desrespeito. Papel higiênico Personal usa slogan #blackisbeautiful em propaganda e demonstra que está cagando em pé pra consciência negra.
— Gilberto G. Pereira (@gilbertgpereira) October 23, 2017
A Santher, detentora da marca Personal, demonstrou que a luta negra não representa nada para eles, o lucro, tudo. #blackisbeautiful
— pessoa cansada (@lisclaudiaf) October 23, 2017