O Instituto Crespas.TO está organizando um debate junto à comunidade que acontecerá no dia 4 de novembro a partir das 15h no Parque Cesamar. A ideia é falar abertamente sobre o assunto, pois o suicídio é a quarta maior causa de mortes de jovens entre 15 e 29 anos no Brasil, de acordo com um boletim divulgado pelo Ministério da Saúde em setembro desse ano.
Recentemente, em Palmas, o caso da jovem universitária Daleti Jeovana, que tirou a própria vida, ressaltou a importância de um debate mais aprofundado sobre o tema, e a necessidade de realizar o tratamento da depressão, principalmente dentro da população jovem.
Após o ocorrido, as redes sociais serviram de palco para fomentação de momentos de reflexão, homenagem e discussão em torno dos motivos causadores do ato intencional de ceifar a própria existência. O mesmo suporte (rede social) foi utilizado pela jovem poucos dias antes da tomada de sua fatídica decisão, para expressar sua dor, e de certa forma externar um “pedido de socorro”.
Muitos especialistas afirmam que a depressão é a doença do século XXI, porque os seus sintomas, em muitos casos, são difíceis de identificar e a vitima hesita em procurar ajuda profissional.
Atento a essas questões, o Instituto Crespas.TO, pretende levar o debate ao cerne da sociedade como forma de tratamento e prevenção da depressão e suicídio convidando toda a população a participar: jovens, universitários, pais bem como instituições para discutir o assunto. “Entendemos que a sociedade precisa debater o assunto, ter estruturas de saúde para cuidar das pessoas que precisam. Nossa intenção é fomentar o assunto com participação de especialistas da área da psicologia, movimentos sociais e outros. Não podemos nos calar, nenhuma vida a menos”, informou o Instituto.
O evento é um espaço aberto a todos expressarem suas opiniões, bem como apontar possíveis soluções para essa mal do século XIX. Portanto convide seus amigos, sua família e venha contribuir para o desenvolvimento dessa discussão.