Foto – Palmas City/Divulgação

Lucas Eurilio – Gazeta do Cerrado

Um tiroteio registrado na região sul de Palmas, acabou com pelo menos duas pessoas mortas entre a noite de domingo, 21 e a madrugada desta segunda-feira, 22.

Segundo as informações da Polícia Militar (PM) outras três pessoas ficaram feridas, entre elas, uma jovem grávida de 19 anos. Todos foram encaminhadas para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA-Sul), sendo um levado para o Hospital Geral de Palmas (HGP) e dois liberados após o atendimento médico na UPA.

A Secretaria Municipal de Saúde da capital (Semus) confirmou a entrada dos pacientes e que eles estavam com marcas ocasionadas por arma de fogo,  mas disse que em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) – Lei Nº 13.709, de 14 de agosto de 2018 – os dados dos pacientes são privativos, devendo as informações serem consultadas pelo próprio paciente ou alguém autorizado por ele.

A PM disse também que foi acionada para uma ocorrência no setor Morada do sol 1 onde, segundo informações, uma pessoa em um veículo de cor prata passou pela residência de um homem de 26 anos e efetuou diversos disparos contra ele. A vítima foi conduzida à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Sul em um carro particular, recebeu os primeiros socorros, mas não resistiu e foi a óbito.

Foto – Palmas City/Divulgação

Já em relação ao outro homicídio e tentativas de homicídio, também na região sul de Palmas, a equipe da PM estava na UPA Sul, acompanhando a primeira ocorrência já citada acima, quando quatro pessoas deram entrada com ferimentos por arma de fogo. A equipe apurou que tratava-se de briga em uma família de ciganos. Uma das vítimas, um homem de 50 anos, não resistiu e morreu durante o socorro. Entre os feridos, havia uma mulher grávida, de 19 anos, e outras duas pessoas com ferimentos leves.

Anteriormente as informações eram de que mensagens enviadas por supostos membros de facções em grupos de WhatsApp pediam para que os moradores do setor Lago Sul e Janaína não saíssem de suas casas a partir das 20h. (Veja abaixo).

As mortes teriam sido registradas logo após o envio dessas mensagens que foram atribuídas ao PCC.  Mas segundo a Polícia os crimes não têm ligação um com o outro e a população deve permanecer tranquila

Uma segunda mensagem encaminhada em grupos de WhatsApp pede para que os moradores realmente não saiam de casa e que havia até uma estante baleada na ação criminosa.

Em um áudio encaminhado à nossa equipe nesta manhã um homem que estaria na  UPA diz que está a maior ‘muvuca’ e segundos depois é possível ouvir dois disparos. (Ouça abaixo).

Os corpos das vítimas seguem no Instituto Médico Legal (IML).

 

A Secretaria da Segurança Pública esclarece ainda que todos os crimes de homicídios ocorridos na Capital já estão sendo investigados pela 1ª Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoas (DHPP) de Palmas. Inquéritos foram instaurados para apurar a motivação dos crimes e seus respectivos autores. Além disso, para fortalecer o trabalho que já vêm sendo feito, novos delegados serão lotados na DHPP e na  Divisão Especializada de Repressão a Narcóticos (Denarc).