Foto: Brener Nunes/Gazeta do Cerrado

Foto: Brener Nunes/Gazeta do Cerrado

O Sindicato dos Servidores Públicos do Estado do Tocantins (SISEPE-TO) divulgou na tarde desta quarta-feira feira, 25, uma nota repudiando o descaso da Administração Pública Estadual com o Plano de saúde dos servidores, o Plansaúde, que está com o atendimento suspenso. Em nota, o sindicato afirma que o secretário Geferson Barros viaja tranquilamente enquanto os servidores humilhados, pois não conseguem marcar consultas ou seguir com tratamentos de seus familiares ou dependentes.

“É um desrespeito o que o senhor secretário Geferson Barros está fazendo com os servidores. Já não basta a dificuldade de passar por um momento de fragilidade na família que um problema de saúde ocasiona, o gestor está deixando os beneficiários duplamente doentes, por causa da preocupação com a falta de atendimento pra se tratar e a humilhação que muitos têm passado”, destaca o SISEPE/TO na nota.

Geferson rebate

Em entrevista exclusiva à Gazeta, o secretário Geferson Barros diz que esta nota não tem fundamento. “Absurdo! Estou apenas cumprindo agenda e não estou despreocupado, pelo contrário, ando fazendo o possível, temos reunião marcada para resolver isso. Essa nota não tem fundamento”, declara.

Resposta da Secad

A Secretaria de Estado de Administração esclarece que o titular da pasta, Geferson Barros encontra-se em viagem para tratar exatamente de questões relacionadas aos interesses do Estado e de servidores públicos do Executivo Estadual. Uma das questões que está sendo discutida pelo Secretário é a suspensão da judicialização, por parte de instituições financeiras, dos empréstimos consignados.
Em relação ao Plansaúde, a Secad informa que o Secretário se reunirá novamente nesta semana, com os órgãos de controle e a representação do Tesouro Estadual, para discutir soluções que resultem na retomada dos serviços pelos prestadores de serviços do plano, aos beneficiários do mesmo.
A Secad esclarece ainda que o Secretário determinou as providências devidas para que as notificações extrajudiciais sejam respondidas; que não foi demandada oficialmente, nem por telefone ou outro meio, pelo Presidente do Sisepe, solicitando audiência, mas se coloca à disposição para atender a instituição nesta sexta-feira, 27 e que sempre esteve à disposição do sindicato e de outras representações de categorias de servidores, para receber e discutir seus pleitos.

Confira nota na íntegra: 

Despreocupado, Geferson Barros viaja enquanto beneficiários sofrem sem atendimento pelo Plansaúde

O Sindicato dos Servidores Públicos no Estado do Tocatins (SISEPE-TO) repudia o descaso da Administração Pública Estadual com o plano de saúde dos servidores, o Plansaúde, que ainda se encontra com atendimento suspenso.

Assim que recebeu a notícia da suspensão no começo do mês o SISEPE-TO cobrou a regularização do Plansaúde por duas vezes. A primeira foi através de ofício (nº 524/207, do dia 4 de outubro) no qual o SISEPE-TO exigia a regularização do plano em um prazo de 48 horas.

Como não houve resposta por parte do gestor do Plansaúde, o Secretário da Administração, Geferson Barros, o SISEPE-TO cobrou novamente a regularização, desta vez através de notificação extrajudicial (nº 51/2017 do dia 10 de outubro.) Nesta notificação o sindicato notificou o secretário para que realizasse imediatamente os pagamentos em atraso junto aos hospitais e prestadores de serviço do Plansaúde no prazo de 48 horas e ainda que a comprovação dos pagamentos de todas as parcelas em atraso fosse enviada ao sindicato.

Entretanto nenhuma das demandas recebeu resposta do gestor do plano, demonstrando o desprezo do secretário de administração pelos servidores públicos e suas famílias que dependem do Plansaúde.

Nas últimas duas semanas a diretoria do SISEPE-TO vem tentando insistentemente falar com o secretário Geferson Barros para cobrar respostas sobre a regularização, mas, ao invés de estar trabalhando para solucionar o problema e reestabelecer o atendimento, o gestor do Plansaúde está viajando para fora do estado.

É um absurdo! O secretário viaja tranquilamente enquanto o servidor público recebe porta na cara nos consultórios, clínicas e hospitais, sofrendo humilhações e, muito pior que isso, vendo os problemas de saúde de seus familiares piorarem sem ter expectativa de quando vão conseguir tratamento.

É um desrespeito o que o senhor secretário Geferson Barros está fazendo com os servidores. Já não basta a dificuldade de passar por um momento de fragilidade na família que um problema de saúde ocasiona, o gestor está deixando os beneficiários duplamente doentes, por causa da preocupação com a falta de atendimento pra se tratar e a humilhação que muitos têm passado.

Tudo isso por culpa deste governo negligente que se resume em um desastre de administração e que dá sumiço no dinheiro descontado todos os meses religiosamente do contracheque dos servidores e que deveria estar sendo usado para pagar os prestadores de serviço do Plansaúde. Enquanto os servidores e seus familiares ficam sem atendimento e têm que correr pro serviço público de saúde, lotando ainda mais as unidades do SUS, os gestores do estado se tratam em caros hospitais particulares pagos com dinheiro do povo.

Chega de tanto descaso! Senhor Governador Marcelo Miranda e senhor Secretário de Administração Geferson Barros, parem de se fazer de cegos e fingir que não estão vendo o sofrimento dos beneficiários do Plansaúde e resolvam a situação! Paguem os prestadores de serviço e regularizem o atendimento imediatamente. O servidor público do Estado do Tocantins não merece ser tratado com tanto desprezo.