Foto –  Unsplash

Um novo aplicativo gratuito avisa toda vez que o Google coleta dados dos usuários durante a navegação. Batizado de GoogleTeller, o app emite um bipe sempre que o buscador coleta informações como localização, histórico de pesquisa e visualização de anúncios. O objetivo da ferramenta, criada pelo desenvolvedor Bert Hubert, é conscientizar os usuários sobre a frequência com que o Google recolhe dados e alertar em que momento eles são enviados. Até então, o software só é compatível com sistemas operacionais baseados em Linux, incluindo Debian, Gentoo, Linux Mint, Red Hat, CentOS e Fedora, e pode ser baixado pelo GitHub.

O GoogleTeller tem acesso a uma lista de endereços IP que o Google utiliza para seus serviços. Toda vez que o computador do usuário se comunica com um desses endereços e envia dados, o aplicativo GoogleTeller emite um bipe. Segundo o desenvolvedor Bert Hubert, em alguns casos, o alerta é emitido assim que a pessoa escreve o domínio de um site, por exemplo.

O Google, como se sabe, pode rastrear itens como histórico de pesquisa, localização do dispositivo, visualização de anúncios e de vídeos e mais. De acordo com uma pesquisa feita pelo site especializado StockApps.com, o Google é a big tech mais rastreia dados dos usuários, chegando a acessar até mesmo e-mails enviados pelo Gmail e vídeos assistidos no YouTube.

A maioria dessas informações são utilizadas para que o buscador consiga diagnosticar bugs, otimizar seus serviços e para a geração de publicidade e anúncios personalizados. No entanto, a privacidade do usuário fica em risco, uma vez que ameaças externas podem roubar e vazar dados pessoais que não foram protegidos corretamente.

Como escapar dos rastreadores do Google

 

Uma das formas de evitar o rastreamento do Google é mudar as configurações de privacidade. Em sua conta do Google, o usuário pode limitar os dados compartilhados com o buscador, bloqueando o rastreamento de e-mail, localização e excluindo o histórico de compras, entre outras ações de privacidade e segurança.

Para isso, basta fazer login na conta do Google, ir até “Configurações” e selecionar “Gerenciar sua conta do Google”. Lá, na seção “Dados e privacidade”, é possível escolher os dados que ficam salvos na sua conta, anúncios exibidos para você, informações compartilhadas e outras opções.

Outra opção para escapar dos rastreadores é parar de utilizar a conta do Google e optar por navegadores privados. O DuckDuckGo, por exemplo, oferece mais privacidade durante a navegação e não armazena histórico de busca. Assim, as informações pessoais dos usuários ficam mais seguras. O navegador ainda possui outras vantagens, como exibição de poucos anúncios e carregamento mais rápido de páginas.

Fonte – TechTudo