Foto – Aldemar Ribeiro/Governo do Tocantins

A visitação ao Parque Estadual do Jalapão vai ficar mais rigorosa, com a exigência de um voucher para entrada em parte dos atrativos, a partir do dia 1º de setembro. A emissão desse bilhete digital será feita apenas pelas agências de viagem e operadoras de guias.

A nova regra foi imposta pela secretaria de cultura e turismo e tem como objetivo controlar o fluxo de turistas. O site para cadastro e emissão dos bilhetes está disponível para guias, condutores, agências e para atrativos. Não existe um campo para o turista que viaja sem o auxílio de uma agência.

“O turista precisa acionar uma empresa de turismo ou condutor de visitante local para poder fazer o agendamento e entrar nos atrativos turísticos dentro do Parque Estadual do Jalapão. No mínimo a gente pede quatro dias para ter todo um controle, mas como é digital o sistema vai permitir, ao fazer o agendamento, se tiver vaga naquele mesmo momento já é confirmada a entrada do turista”, explicou a superintendente de turismo Maria Antônia Valadares.

O voucher deve ser gratuito e será apresentado na entrada de cada atrativo. A fiscalização vai ser feita pelas equipes do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e da Secretaria de Turismo.

Eendrik Lima trabalha como é guia de turismo e lembra que antes a entrada dos turistas em alguns atrativos era feita por agendamento. Por isso acredita que o voucher será uma forma mais rápida de garantir essas visitas.

“O procedimento já era feito, o agendamento, através do e-mail […] agora a gente vai continuar fazendo o agendamento através do site e vai gerar um qr-code. Eu acredito que isso é um tramite que vai agilizar”, comentou.

A Secretaria de Cultura e Turismo afirmou, em nota, é possível fazer o voucher na portaria dos atrativos e a contratação de um condutor já era obrigatória. O profissional deve estar cadastrado e licenciado. Dúvidas podem ser sanadas pelo telefone: 63 3218-5802.

Jalapão

O Parque Estadual do Jalapão é o principal ponto turístico do estado, com diversos atrativos como cachoeiras, fervedouros e dunas. Visitantes do Brasil inteiro e de vários lugares do mundo chegam para ver de perto essa riqueza da natureza.

Em 2021, mesmo com restrições impostas pela pandemia, o Naturatins registrou recorde de visitação, foram 55.579 pessoas passaram pelos atrativos do parque.

Fonte – g1 to