Foto – Gazeta do Cerrado
Do TRE- Maju Cotrim
O presidente do TRE, desembargador Helvécio Maia concedeu uma coletiva de imprensa nesta sexta-feira, 2, para tratar das eleições deste ano. Faltam exatamente um mês para a população ir às ruas.
“Será a maior eleição da nossa história”, disse o presidente. “Teremos eleições tranquilas e seguras porque o povo tocantinense é ordeiro e pacífico”, afirmou.
“O ritmo de trabalho está intenso, a justiça tem trabalhado diuturnamente inclusive aos sábados e domingos”, disse ao elogiar toda equipe do TRE.
“Não tenho dúvida da seriedade e transparência que estamos trabalhando na missão de garantir a legitimidade do processo eleitoral”, pontuou.
Ele avisou que a justiça eleitoral está atenta a denúncias de abuso de poder econômico ou outras irregularidades.
O presidente do TRE chegou a frisar que não tem grandes preocupações com relação ao pleito.
São quase 5 mil urnas já distribuídas e vigiadas por câmeras e vários sistemas. Os mesários estão sendo treinados e capacitados.
Ao todo foram ajuizados 583 processos e 481 foram julgados até ontem. 11 registros de candidatos são negados.
Dia 22 de setembro em todas as zonas eleitorais serão realizadas cerimônias de lactação das urnas nas quais a população pode participar.
Ele lamentou várias fakenews. “O TSE não Lacra urnas, quem lacra somos nós, não tem urna lacrada ainda, a lacração é uma cerimônia pública”, disse.
Segurança
Sobre segurança ele disse que o Exército vai atuar nas aldeias e ainda a Polícia Federal. As polícias civis e militar também vão participar. “Todo esse aparato não é para constranger quem quer que seja, ao contrário, é para assegurar os eleitores os direitos de ir e vir sagrados por força da constituição”, disse.