Foto – Divulgação/Prefeitura de Araguacema
Com a temporada de praias chegando ao fim, várias instituições e voluntários se uniram para atuar na limpeza das praias da Gaivota e da Andorinha, em Araguacema. Neste sábado, dia 17, a partir das 7h, a caravana vai se encontrar no Centro de Apoio do Turista (CAT) e seguir o percurso recolhendo resíduos sólidos e conscientizando os banhistas e comerciantes locais sobre os cuidados com o meio ambiente.
O projeto é da prefeitura local, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo, e conta com a parceria dos Colégios Menno Simons e Estadual de Araguacema, Associação de Marinheiros e Pescadores do Araguaia, Secretaria Municipal de Saúde, Naturatins e Energisa Tocantins, além de outros parceiros locais. “Entendemos que cuidar do ambiente em que vivemos é trabalho de todos nós e, por isso, teremos colaboradores atuando na limpeza, lado a lado com os demais voluntários”, explica o analista ambiental da Energisa Tocantins, Glauco Messias.
“É o segundo ano que temos essa caravana atuando na limpeza pós-temporada, que já acontecia por meio das escolas em anos anteriores. A prefeitura faz esse recolhimento de resíduos ao fim do período de praias, mas, como continuamos recebendo turistas periodicamente, contamos com outros parceiros para nos ajudar a manter nossas margens limpas”, comentou a secretária de Meio Ambiente e Turismo, Leonette Martins.
O município de Araguacema é conhecido pelas belezas naturais, que resultam em vários atrativos turísticos. Suas praias se destacam, entre elas, a Praia da Gaivota. Entre junho e setembro, período das águas baixas, o município recebe muitos turistas para aproveitar a temporada.
Voluntariado
Além dessa ação em Araguacema, os voluntários da Energisa Tocantins também atuarão na próxima edição do projeto Amigos do Rio, cuja proposta é limpar as praias do município de Peixe, no mês de outubro.
Na última edição do projeto, realizada em 2021, mais de 100 voluntários de diversas instituições participaram da ação. Ao todo, foram retiradas 25 toneladas de lixo, como cadeiras, caixas de isopor, pneus, sacolas plásticas e garrafas PET.
Fonte – Ascom Energisa – TO