Foto – Divulgação/Eu vou morrer no Brasil

No dia 17 de setembro de 2022, sábado, às 20h tem programação especial em Taquaruçu, o espetáculo “Eu vou morrer no Brasil” se apresenta no Centro Cultural Circo Os Kaco. Uma peça de teatro contemporâneo, em que alguns estilos são usados em cena tais como dança, performance e teatro de revista. O espetáculo é resultado de um processo artístico-pedagógico dentro das disciplinas de montagem do Curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Tocantins, em que o foco central é o entendimento na prática das diversas funções necessárias para a criação cênica. 

Foto – Divulgação/Eu vou morrer no Brasil

“A peça ‘Eu vou morrer no Brasil’ nos confronta um sentimento coletivo de cicatrizes, aromas e lembranças. Um espetáculo de valor simbólico e coletivo onde sentimos e ressentimos um visual poético em contraste com nossas vivências atuais. Viabilizar um projeto como esse, fomentado dentro da Universidade Federal do Tocantins, pelo professor e diretor Marcial Asevedo nos proporciona perdurar em um processo que foi criado e vivido em sala de aula. Fazendo com que esse exercício acadêmico tenha um ciclo de retorno à comunidade.” (Arthur Paião, operador de som e apoio técnico). 

Foto – Divulgação/Eu vou morrer no Brasil

A peça discute questões políticas que ainda precisam de solução no nosso país, com muita irreverência e ludicidade, tão características do fazer teatral. Usando-se de expressão corporal, jogo, música, canto, textos dramáticos e poéticos, o trabalho busca instigar a reflexão da plateia de problemas como o atraso das instituições de poder, feminismo, crise econômica, isolamento e a desvalorização da nossa cultura. Tudo de uma forma ágil e cheia de surpresas estéticas, trazendo a ironia e a poesia como “armas quentes” para uma possível felicidade nacional. 

“Iniciar um processo criativo em sala de aula é sempre estar aberto. Aberto ao que aquela turma em específico tem a oferecer enquanto temáticas e desejos e enquanto relações interpessoais. Dirigir esse trabalho foi uma sucessão de improvisos, criatividades distintas, descobertas e questionamentos tão característicos do fazer teatral. Falar de problemas sociais com poesia nos obriga a manter dois olhares despertos: o da crítica e possíveis sugestões de solucionamento e o da estética como reflexo de anseios individuais e coletivos. E tentar circular com o espetáculo é a grande alegria da magia do Teatro. Entregar ao público nossas opiniões em forma de dança, texto e jogo nos fortalece enquanto artistas-cidadãos. E fazer isso em Taquaruçu, através do Centro Cultural Circo Os Kaco, é “avançar para o início” da cena onde tudo começou, a lona do mundo. Reunindo a cidade para um momento de beleza e reflexão, onde riso e choro podem conviver com ideia e contestação. Como sempre tem sido toda vez que um circo ou um teatro se abrem, toda vez que uma clareira se ilumina no meio da mata escura.” (Marcial Asevedo, professor da UFT e diretor do espetáculo) 

Ficha Técnica: 

Dramaturgia e direção: Marcial Asevedo 

Figurino: Jonshon Morais e Fernanda Rodrigues

Iluminação e sonoplastia: Marcial Asevedo 

Maquiagem: Raiane Oliveira 

Operador de luz: Fernanda Rodrigues 

Operador de som e apoio técnico: Arthur Paião 

Designer Gráfico: Talmo Lacerda 

Produção e divulgação: O Grupo 

Apoio: Universidade Federal do Tocantins e SESC Palmas. 

Elenco: Aline Milani / Carol Pacheco / Leonardo Araújo / Marcial Asevedo / Maria Clara Novais / Mônica Martins / Raiane Oliveira / Talmo Lacerda / Tiago Wender / Vanessa Leão / Vinicius Oliveira 

Além da programação do espetáculo receberemos a Gabriela Grammont, parceira do Circo Os Kaco através da fotografia cênica com o seu mais novo projeto, Dj Gabgrammont. Nascida em Curitiba mas Palmense de coração, tem um repertório musical carregado de diferentes culturas, principalmente da música popular brasileira, em seu projeto novo como dj ela traz a valorização da america latina em seu set, que vai do lado b da música popular brasileira ao tempero dançante da cumbia, misturando também com muitos estilos diferenciados. 

Foto – Divulgação/Eu vou morrer no Brasil

No espaço você encontra a lojinha do circo com brinquedos populares, camisetas personalizadas e ainda você poderá degustar comidas e bebidas feitas com produtos da região, sucos naturais e os salgados artesanais da Delícias da Terra com opção vegetariana e tradicional. 

SERVIÇO: 

TAQUARUÇU 

Dia 17 de setembro às 20h 

Espetáculo “EU VOU MORRER NO BRASIL” 

Discotecagem: DJ Gabgrammont 

Espetáculo com classificação indicativa para 14 anos 

O valor do ingresso é meia para todos a R$ 20,00 (vinte reais) 

Local: Avenida dois quadra 45, Taquaruçu, Palmas_TO, Cep – 77080088 Ingresso antecipado pelo site ou pelo pix: [email protected] Associação Cia Os Kaco – enviar o comprovante para 63 – 991071302 

Acompanhe a gente pelas redes sociais 

@circooskaco 

@uftoficial 

Contato: 

Marcela Pultrini 63 981019711 [email protected] 

Instragram: @circooskaco 

Contato Produção Espetáculo 

Marcial Azevedo – 63 8148-4457

Fonte – Assessoria