O Tocantins é o Estado mais novo do Brasil, assim, sua população é formada por pessoas de diversas partes do Brasil. Muitos nordestinos saíram de sua região de origem para tentar uma vida de mais oportunidades nesta nova terra.
Neste sábado, 08 de outubro, comemora-se o Dia do Nordestino. A data homenageia toda a diversidade folclórica e cultural típica da região Nordeste do país.
O Nordeste é muito conhecido pelas paisagens naturais, música, culinária, superstições, festas e artesanato.
Segundo os dados mais recentes, 22,3% da população do Tocantins é nordestina.
Em Palmas, 43,7% da população é nordestina, dentro deste número, 50% por maranhenses.
A Gazeta conversou na manhã deste sábado com o presidente da Nação Nordestina, Walter Nordestino, que afirmou que a cultura da região influenciou por completo a cultura tocantinense. O forró, a quadrilha, a comida. Muita coisa do tocantinense veio do Nordeste.
“O Estado que mais valoriza os nordestinos é o Tocantins, avaliou em entrevista á Gazeta neste sábado. A nação busca construção de uma sede para a Associação que mantém as tradições e preservação da cultura e já tem sinalizações positivas de recursos para isso.
A cultura nordestina é vista nas escolas e nas feiras, e em todos os lugares. A música tocantinense é influenciada pela Nordeste, a educação nas escolas com o cordel, o repente.
O Nordeste brasileiro é formado pelos estados do Maranhão, Alagoas, Bahia, Ceará, Sergipe, Piauí, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe.
Em tempos de polarização em que o nordeste tem sido até discriminado várias vezes é importante lembrar todos os dias da contribuição nordestina para a construção do Tocantins e da capital! Do respeito e gratidão que a “nação” nordestina merece e do DNA tocantinense formado por estes homens e mulheres que fazem e fizeram a história acontecer.
Respeita o Nordeste! Salve o Tocantins de vários cantos.