Médica oftalmologista Susan Yano – Foto – Divulgação
Celebrado anualmente na segunda quinta-feira de outubro, o dia mundial da visão, tem como objetivo chamar a atenção da população sobre o problema da cegueira global, já que a cada cinco segundos uma pessoa fica cega no mundo.
Em 2022, a data será lembrada no dia 13 de outubro, com o intuito de conscientizar as pessoas de que até 60% da cegueira resulta de causas previsíveis e/ou tratáveis.
“Estima-se que atualmente existam cerca de 40 milhões de cegos no mundo e outros 220 milhões de deficientes visuais. No Brasil, há mais de 1,2 milhão de cegos. Como a Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que 60% das cegueiras são evitáveis, isso significa que quase 700 mil brasileiros que são cegos, poderiam não ser, se tivessem recebido tratamento precocemente. ”, alerta a médica oftalmologista, Susan Yano.
O exame ocular é o primeiro passo para o diagnóstico e para o tratamento de doenças. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a principal causa de deficiência visual é o erro de refração não corrigido (miopia, hipermetropia e astigmatismo).
“A prevenção é o meio mais fácil e econômico de cuidar da saúde, por isso, aproveitamos o Dia Mundial da Visão para reforçar a importância da saúde ocular à população”, explica a médica oftalmologista, Susan Yano.
A visão é um dos sentidos mais importantes, ela é responsável por até 80% dos estímulos que resultam nos movimentos do corpo e pelo processamento de 36.000 informações por hora.
Fonte – Assessoria