Unitins – Foto – Divulgação

O Núcleo de Estudos em Direitos Humanos da Universidade Estadual do Tocantins promove anualmente a Semana de Direitos Humanos. É um evento que tem por efeito trabalhar com a sociedade temas que façam parte da sua vida cotidiana por meio de palestras e análises de conjuntura.

O NEDIH se compromete com a Declaração Universal de Direitos Humanos e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. Conforme o segundo objetivo das ODS, acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar, melhorar a nutrição e promover a agricultura sustentável é uma das ações globais para eliminar a pobreza extrema e promover sociedades justas e inclusivas. Esses problemas são resultados de escolhas políticas e econômicas, sendo a nossa sensibilidade ao tema uma responsabilidade social e ferramenta de luta.

O problema da fome e da desnutrição é um tema que possui uma abordagem interdisciplinar capaz de envolver diversas áreas do conhecimento e incentiva a participação por ser uma preocupação popular e visceral. É responsabilidade das universidades a interação de temas relevantes para com a sociedade de modo que sintam- se pertencentes à problemática levantada. Em razão disso, a 4ª edição da Semana de Direitos Humanos se ampara em direitos sociais: fome de alimento e de justiça social.

A atenção aos direitos humanos também se faz presente nas reuniões técnicas ofertadas pela Semana de Direitos Humanos por meio de Simpósios Temáticos, que tem por objetivos divulgar, unir, incentivar e fortalecer pesquisas fundamentadas no respeito e proteção aos seres humanos.

O evento se realizará nos dias 26 e 27 de outubro, em formato on-line, transmissão via YouTube com apresentação de trabalhos no período da tarde em simpósios temáticos e conferências no período da noite.

“Fome de Justiça” se trata, sobretudo, da injustiça sobre o problema sociopolítico da fome. As conferências enriquecerão o debate sobre o tema e têm por objetivo estimular a comunidade sobre a ausência de políticas públicas factuais pois, discutir, propor e reivindicar soluções estratégicas para problemas sociais é o nosso fundamento para busca de direitos básicos dos cidadãos.

Serão dois dias de palestras, simpósios e conferências de forma remota no canal da Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários no YouTube (www.youtube.com/ProexUnitins) para debater sobre direitos humanos, segurança alimentar e agricultura sustentável.

Inscreva-se aqui

Veja programação

 

Fonte – Ascom Unitins