Olimpíada Brasileira de Robótica – Foto – Leomara/Sesi Divulgação

Neste sábado, 22/10, alunos da Escola do Serviço Social da Indústria (SESI) de Araguaína sagraram-se campeões nacionais da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), ocorrida, desde o início da semana, em São Bernardo do Campo/SP.
A dupla de sesianos era a única de alunos representando o Tocantins na competição e venceu a categoria prática no nível 2 (Ensino Médio).

Olimpíada Brasileira de Robótica – Foto – Leomara/Sesi Divulgação

Os alunos da ‘Equipe Tucuna’ já são veteranos na competição. Em 2018, eles também foram a única equipe selecionada para representar o Estado no nível 1 (Ensino Fundamental) e foram vencedores.
Desde 2019, os mesmos alunos buscavam vencer no nível 2 da modalidade prática e neste ano o robô foi o melhor e mais rápido entre 40 equipes participantes, mérito reconhecido pela Diretora da Escola SESI Araguaína, Carmelita Cavalcante.
“Estamos maravilhados com esse título. A determinação e perseverança dos nossos alunos e professor fizeram a diferença para alcançarmos o título de campeão nacional. Agora, é aprimorar mais para representar o Brasil no mundial.”
Com o primeiro lugar alcançado neste sábado, os alunos da Escola SESI Araguaína vão representar o Brasil na RoboCup, maior evento de robótica do mundo, que ocorre em julho de 2023, na França.
“Ganhar a OBR na fase nacional é algo muito grandioso, principalmente para a gente, já que buscamos isso desde 2019.  Agora, vamos representar o Brasil no mundo afora! Depois do anúncio, que ficamos em primeiro, foi muita felicidade, muita emoção; a gente chorou. Agora, é preparar e ir com tudo para a França,” disse, ainda emocionado, o aluno-competidor, Sérgio Gabriel Timóteo.
Sentimento partilhado pelo aluno-competidor Regimar de Deus Negreiro, que já está de olho na competição internacional.
“Depois de três anos competindo na OBR, finalmente conseguimos esse tão sonhado prêmio: ser campeão nacional e representar o Brasil numa das maiores competições de robótica do mundo. Vamos trabalhar e tentar ao máximo se esforçar para representar bem nessa fase internacional. Essa experiência de entrar em contato com equipes de outros países vai ser muito importante, principalmente para o nosso desenvolvimento profissional e, com certeza, será uma experiência inesquecível.”
Olimpíada Brasileira de Robótica
A OBR é uma das olimpíadas científicas brasileiras que se utiliza da temática da robótica. Tem o objetivo de estimular os jovens às carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro.
Atualmente, a OBR é considerada a maior competição de robótica da América Latina, selecionando equipes para a RoboCup, maior evento de robótica do mundo.
A OBR possui duas modalidades: Prática e Teórica.
 
Modalidade Prática
A equipe da Escola SESI de Araguaína foi vencedora no nível 2 da modalidade prática, onde, em um ambiente de desastre hostil, um robô completamente autônomo, desenvolvido pela equipe, recebe a tarefa de resgatar todas as vítimas, sem interferência humana.
 
Escola SESI e a Robótica

A escola SESI de Araguaína participa da OBR desde 2014. A robótica faz parte da rotina das Escolas Sesi de Araguaína e de Gurupi de forma interdisciplinar. Os alunos com melhor desempenho e comportamento participam das competições durante o ano.

Fonte – Ascom SESI