Por Thelma Maranhão 
Especial para Abrajet/Tocantins 
Que Palmas é margeada pela Serra do Lajeado e pelo Lago de Palmas, formando um exuberante cenário no contorno da Capital e proporcionando diversas atividades que compõem o turismo de aventura, todos já sabem.
Mas, o que nem todo mundo sabe, é que bem pertinho da Capital, existem vários lugares e estabelecimentos abertos ao público,  totalmente gratuitos ou cobrando um valor simbólico, que permitem aos usuários desfrutar de toda estrutura disponível.
De fato, não precisa ir longe para aproveitar um dia ou um final de semana diferente. Basta escolher qual atrativo mais lhe agrada, num portfólio recheado de boa opções.
Destino turístico consolidado, Taquarussu, na região serrana, a 36 km de Palmas, embora concentre uma quantidade significativa de pousadas, também existem várias casas de campo e chácaras construídas para a finalidade de aluguel, algumas, inclusive, dispondo de áreas de camping. O catálogo de ofertas é amplo, igualmente como sua tabela de preços.
Se elencarmos outros lugares com belezas de tirar o fôlego, vamos ver que logo alí, a uma curta distância do centro da Capital, temos diversas opções de escolhas. 
Butiquim Beach Palmas
Foto: Diego Rodrigues
Na região Norte, por exemplo, vários balneários estão só esperando por você. Uns mais estruturados, outros, se organizando para oferecer o melhor aos clientes.
Adotando o sistema de day-use, encontram-se o Rancho Sucupira e os balneários Palmeiras e do Domingo Franco, além do Butiquim Beach, que oferece um cardápio mais elaborado e música ao vivo, cobrando pela entrada apenas uma pequena taxa. No espaço, que fica dentro da Chácara Angra do Sol, também é oferecido serviço de pousada.
Num raio de 60 km em direção à Miracema, sentido Lajeado, só a paisagem já compensa a viagem, permitindo a visão parcial ou total do lago que, dependendo do horário, surge, através da sinuosidade da estrada, em tons furta-cores, passeando por toda cartela do verde e do azul. 
Nesse trecho, há várias chácaras, das categorias simples às mais sofisticadas, que dispõem de aluguel para eventos como também para temporada, oferecendo aos clientes hospedagem de um, dois, três dias e, eventualmente, até mais. 
Outras, a exemplo da Chácara Mahali Retreat e do Recanto Carpe Diem, que passaram a funcionar, a partir das quartas-feiras como pousada, com direito a café da manhã, e  disponibilizando também o uso de suas instalações por valor nem tão barato, mas compensado pelo que a estrutura dispõe.

Chegando em Lajeado, pode-se escolher entre famosa praia do Segredo ou a do Sorriso. A primeira, bem estruturada, com benfeitorias realizadas pelo município, é gratuita, ficando por conta do cliente, apenas o consumo. Já a segunda, é mais rústica, mas, garantindo também uma bonita cena aos visitantes.
Pertinho dalí, em Tocantínia, encontra-se a Prainha do Tocantins. Como o próprio nome sugere, é uma curta faixa de areia, mas com um belo visual composto de águas calmas e cristalinas. 
Durante a temporada, algumas palhoças decoradas com mesas, cadeiras e cortinas, são dispostas ao longo da areia, por um preço equivalente à comodidade e conforto oferecido à clientela.
 
Depois do rio
Praia do Paredão 
Foto: Fernando Lucena
A poucos km depois de atravessar a ponte, o cidadão mais desavisado é surpreendido com um dos mais autênticos espetáculos da natureza, o Paredão. 
Já ouviu falar nos Cânions do Rio São Francisco, mais precisamente, Cânion do Xingó, localizado na cidade de Canindé do São Francisco, entre os Estados de Alagoas e Sergipe? Ou na cidade mineira de Capitólio, famosa por seu majestoso cânion entrecortado pelas águas represadas da Usina Hidrelétrica de Furnas? 
Pois bem, não precisa cruzar as barreiras do Estado para se deparar com paisagem semelhante. A 58 km da Capital, no município de Miracema, encontra-se um conjunto de rochas nas duas margens do rio, formando a pequena, mas belíssima praia de água doce, conhecida como Paredão.
É possível desfrutar dessa maravilha, nos meses de junho a novembro, quando as águas recuam, dando lugar a um banco de areia, por um valor que cabe em qualquer bolso. Fincada na parte alta da rocha, está a Pousada do Paredão, uma rústica construção, com vários chalés, que funciona o ano todo, oferecendo café da manhã e também serviço de restaurante.
Um pouco mais à frente, encontra-se a Praia do Funilim, local de indiscutível beleza, porém dispondo de uma estrutura mais simples, em se tratando de benfeitorias.
Para quem deseja relaxar, curtindo a água e o visual, é disponibilizado o serviço de day-use, e, para àqueles que quiserem pernoitar, há uma área de camping, por um valor bem acessível. 
No entanto, os serviços funcionam integralmente somente no período de temporada, compreendido entre os meses de junho e outubro. No restante do ano, o restaurante, por exemplo, atende só via agendamento.
 
Um luxo a mais
Vista da piscina da Pousada do Funil
Foto: Thelma Maranhão
As opções variam de acordo com o padrão. Para o cliente mais exigente, nas proximidades de Miracema, encontra-se a Praia do Funil, considerada uma das mais bonitas, estruturadas e melhor local de banho do Rio Tocantins.
Mesmo com o deslumbrante cenário natural, destaca-se a Pousada Funil Beach, erguida sobre toras de madeira, numa engenharia  projetada para impressionar. 
Andando um tanto a mais, o turista é brindado com a imponente Pousada Alto do Tocantins. 
 
Píer da Pousada Alto do Tocantins
Foto: Divulgação Pousada
Tudo que há nela, foi pensado unicamente   para agraciar o cliente, desde a escolha do visual impecável, como a arquitetura e decoração.
Com estruturas que nada perdem para as badaladas pousadas do litoral brasileiro, as duas concorrem em panorama, beleza e serviços. 
Edificadas em locais estratégicos, visando proporcionar aos visitantes umas das mais esplêndidas vistas do Tocantins.
Durante a temporada de verão, o cliente pode usufruir da comodidade de tendas, pier e chapéus-de-sol instalados na beira do rio, possibilitando maior contato com a natureza e aproveitamento das águas límpidas do Rio Tocantins.
Ou simplesmente apreciar a paisagem através das grandiosas piscinas, saboreando um drink ou degustando um dos caprichados pratos disponíveis no menu dos estabelecimentos.
 
Do lado de lá 
Do outro lado da ponte Fernando Henrique Cardoso, que liga Palmas a Luzimangues, assim que a atravessa, a natureza já lhe presenteia com uma agradável área para banho e com uma estrutura capaz de satisfazer o cliente.
Adentrando mais o distrito, é possível encontrar diversas chácaras que funcionam nos mesmos moldes de algumas já citadas, com serviço de hotelaria, aluguel para eventos, temporada e também no formato de day-use.
O que se deduz de tudo isso, é que o morador de Palmas é um privilegiado. Cidade com vocação natural para o ecoturismo, rica em qualidade de vida e em volume de atividades gratuitas, proporcionadas pela própria natureza. 
Usufrua e valorize o que é seu e lembre-se que santo de casa também faz milagre.
Para maiores informações:
Butiquim Beach
Chácara Angra do Sol, após o Residencial Caribe
Telefone: 63 991060424
Recanto Carpe Diem
TO-010, Km 12, sentido Lajeado
Telefone: 63 984133317
Pousada Mahali Retreat
TO-010, Km 29,5, sentido Lajeado
Telefone: 63 992469391
Pousada do Paredão 
TO-342, Km 10, Miracema/TO
Telefone: 63 984219680
Funilim
Área de Camping/
Restaurante
TO-342, Km 11, Miracema/TO

Telefone: 63 984487492

Pousada Funil Beach
TO-342, km 12, Miracema/TO
Telefone: 63 984909051
Pousada Alto do Tocantins
Miracema/TO
Telefone: 63 992007277
Há dois acessos:
Carro – (93 km de Palmas)
Carro e barco- (48 km de Palmas)