Após o susto que pacientes e servidores do Hospital Regional de Porto Nacional nesta sexta-feira, 4, foi possível ver a situação em que ficou o ar condicionado que deu início ao princípio de incêndio. A sala onde fica o aparelho também foi parcialmente atingida.
O hospital precisou ser evacuado às pressas. Os pacientes foram retirados com ajuda dos servidores ou saíram por conta própria. O princípio de incêndio aconteceu na área de repouso da assistência social, na ala da geriatria. Rapidamente o Corpo de Bombeiros foi chamado e conseguiu controlar as chamas antes que se alastrassem para outras áreas da unidade hospitalar.
Em uma das imagens divulgadas é possível ver a ala atingida sem nenhum paciente. Uma das paredes da sala de repouso, onde o ar estava instalado, ficou repleta de fuligem e o aparelho praticamente derretido. Uma cama e a cortina também foram atingidas pelas chamas.
Segundo os bombeiros, foi necessário quebrar a janela do alojamento atingido. O ambiente ficou tomado de fumaça e pó químico do extintor, que tinha sido usado por profissionais da unidade para conter o fogo.
Felizmente ninguém se feriu com as chamas ou durante a evacuação. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES), “a unidade hospitalar segue com fluxo de atendimento normalizado”.
Após evacuarem o espaço, os pacientes ficaram do lado de fora, na calçada que fica na entrada do hospital.
O governo do estado afirmou que uma equipe técnica de engenharia da Secretaria de Saúde está no local averiguando as instalações, para as medidas necessárias.