Essas terras tocantinas desde sua colonização têm assistido, ouvido e perpetuado sua maior riqueza: sua cultura. Através de ancestrais indígenas, africanos e europeus a cultura se mantém viva ao mesmo tempo em que se renova a cada geração, porém muitos saberes estão se perdendo pela falta de registro para veiculação.
A música produzida no Tocantins, principalmente a interiorana, é de uma pureza e riqueza tal que, ao invés de chamamo-la de “música raiz” podemos chamá-la de “música semente”.
1º FEMURAU
O 1º FESTIVAL ESTADUAL DE MÚSICA DE RÁDIO NA UNITINS FM (1º FEMURAU), propõe o mapeamento de artistas (intérpretes, musicistas e compositores) das várias partes do Estado, ainda desconhecidos do público tocantinense; através das parcerias entre a UNITINS, Assembleia Legislativa e Governo do Estado do Tocantins com a Secretaria da Cultura e Turismo (SECTUR), a rádio da Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS FM) e o Instituto Cidadania Amazônia.
Festival Nacional de Música de Rádio
Com o intuito da divulgação da música regional, regionalista ou não, de todo país, a Associação de Rádios Públicas do Brasil – ARPUB vem promovendo o Festival de Música de Rádio há 14 anos. Sempre em parceria com as Rádios Públicas, Sistemas S, Universidades, Institutos Federais etc.
Esse evento é composto de duas fases. A fase Estadual que realizar- se-á de novembro/2022 a março/2023 e a fase Nacional em 2023.
ARPUB
A Associação das Rádios Públicas do Brasil – ARPUB, ligada diretamente à Empresa Brasileira de Comunicação – EBC; incentiva anualmente a produção musical de artistas brasileiros, ainda desconhecidos do grande público nacional, através de festivais de música de rádio, nas Rádios MEC AM/FM e Nacional AM/FM: https://radios.ebc.com.br/festivalradiomec
O Festival de Música de Rádio (ARPUB) é definido em duas etapas: Estadual e Nacional.
- a) Fase Estadual: as inscrições são feitas com músicas, já gravadas, em suas rádios públicas ou comunitárias e, entram em concorrência para que sejam escolhidas, através de voto popular, as melhores músicas, da categoria.
- b) Fase Nacional: as vencedoras da fase Estadual seguem para as rádios MEC AM/FM e Nacional AM/FM, para concorrência nacional, em Voto Popular.
O Tocantins em edições anteriores foi premiado em 2012 com a cantora e compositora Quésia Carvalho, com a música “MULHER DE NEGÓCIO” levando o 2º lugar na concorrência nacional, Voto Popular.
https://www.youtube.com/watch?v=w2w93AP1C5s
Outro artista que representou o Tocantins foi Lucimar Santos, em 2013, com a música “AMOR DE AMORA”; ganhando em 1º lugar, Voto Popular, no Estado e na concorrência nacional.