A queda de um helicóptero com dois ocupantes na zona rural de Porto Nacional, na região central do estado, será investigada pelo 6º Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA VI). As duas vítimas foram socorridas com vida, mas mecânico da aeronave Paulo Roberto Maria morreu no hospital na madrugada deste sábado (26).

O piloto da aeronave, Jairo de Oliveira Pereira, foi transferido para um hospital particular em Palmas ainda na noite de sexta-feira (25). A informação é de que o estado de saúde dele é estável.

A Força Aérea Brasileira informou que os investigadores do SERIPA VI, localizado em Brasília (DF) foram acionados para realizar a ação inicial da ocorrência envolvendo a aeronave de matrícula PS-MEK, nesta sexta-feira (25). O órgão é vinculado ao Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA).

Durante a ação inicial são utilizadas técnicas específicas para coleta e confirmação de dados, preservação de indícios, verificação inicial de danos causados à aeronave, ou pela aeronave, e o levantamento de outras informações necessárias ao processo de investigação.

“O objetivo das investigações realizadas pelo CENIPA é prevenir que novos acidentes com características semelhantes ocorram. A conclusão das investigações terá o menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade de cada ocorrência e, ainda, da necessidade de descobrir os possíveis fatores contribuintes”, informou a FAB em nota.

O acidente

O acidente aconteceu por volta das 15h desta sexta-feira (25) na região do assentamento Flor da Terra, entre Porto Nacional e Silvanópolis.

Após a queda, equipes dos Bombeiros, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Polícia Militar (PM) e Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) foram deslocadas para atender a ocorrência.

O relatório dos bombeiros aponta que o helicóptero é um Eurocopter as365 n2 Dauphin. Esse modelo de aeronave geralmente é usado em emergências ambientais.