Os deputados aprovaram na noite desta quinta-feira (22) a Proposta de Emenda à Constituição Estadual (PEC) que permite mudar o formato de escolha da mesa diretora para votar dois biênios de uma única vez. Na prática, os parlamentares agora podem eleger a presidência da casa pelos próximos dois anos e realizar no mesmo dia a eleição que aconteceria em 2024.
O texto vem sendo chamado de PEC da Eternidade e causou polêmica nas últimas semanas. A proposta foi aprovada por 23 dos deputados. A deputada Luana Ribeiro (PCdoB) se absteve no voto.
Antes de ser votada no plenário a proposta passou pelas comissões, inclusive de Constituição e Justiça. A PEC não precisa ser encaminhada ao governo para sanção, sendo promulgada pelos próprios deputados e depois publicada.
A escolha das duas mesas-diretoras deve ser feita no início de fevereiro de 2023.
Os deputados também aprovaram por unanimidade a PEC 09/2022, que proíbe a reeleição para a Mesa Diretora, dentro de uma mesma legislatura. Também proposta pelo deputado Ricardo Ayres, o projeto está de acordo com Supremo Tribunal Federal (STF), que não permite recondução de presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado dentro da mesma legislatura.