Crianças de 5 a 11 anos já podem tomar a dose de reforço contra a Covid-19 no Tocantins. Até então, a terceira dose estava liberada para adolescentes e adultos a partir dos 12 anos. A orientação foi da Secretaria de Estado da Saúde (SES) aos municípios.
A nota técnica com a orientação foi enviada pelo Ministério da Saúde para estados e municípios ainda no dia 30 de dezembro de 2022, na gestão anterior.
Os municípios que possuem estoque do imunizante da Pfizer pediátrica para iniciarem a vacinação da dose de reforço. Além disso, também solicitou ao MS o envio de mais doses para atender a demanda.
Segundo os dados do vacinômetro da SES, até o dia 3 de janeiro de 2023 foram aplicadas 111.215 vacinas contra Covid-19 neste público de 5 a 11 anos no Tocantins.
- A dose de reforço deve ser aplicada com a vacina pediátrica (a da tampa laranja) da Pfizer.
- A orientação vale tanto para aqueles que completaram o esquema primário (duas doses) com o imunizante da Pfizer, quanto para os que receberam o ciclo inicial da CoronaVac.
- A terceira dose deve ser administrada quatro meses após a segunda.
A nota do Ministério da Saúde diz que alguns aspectos foram analisados para a recomendação do reforço, como o aumento nos níveis de anticorpos após a terceira dose e a cobertura vacinal abaixo do esperado.
Ao todo, o estado acumula 2.779.284 doses conta Covid-19 aplicadas desde o início da campanha. A vacinação da primeira dose alcançou 77,12% da população, enquanto a segunda dose foi aplicada em 65,41%. A dose de reforço tem um índice bem abaixo: 28,21%.