Matrícula de alunos em Araguaína – Foto – Marcos Sandes/Prefeitura de Araguaína

Começa na próxima segunda-feira, 9, o período de matrículas para os alunos que ainda não estão matriculados na Rede Municipal de Ensino de Araguaína. De acordo com a Secretaria da Educação do Município, a estimativa é que 4 mil novas vagas sejam disponibilizadas para os novatos.

O prazo para as séries da Educação Infantil, Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA) da cidade e zona rural se inscreverem segue até o dia 27 de janeiro. Para garantir a vaga da criança, os pais ou responsáveis devem procurar a secretaria da unidade escolar em que deseja matricular seu filho.

“É muito importante que os pais estejam atentos ao período de matrícula e que, principalmente, não deixem para a última hora. Já busquem, a partir de segunda, a unidade de ensino em que desejam matricular suas crianças munidos de toda documentação necessária para facilitar o processo de matrícula e evitar contratempos”, destacou a secretária da Educação de Araguaína, Elizângela Moura.

Documentos necessários
Os pais ou responsáveis devem procurar a escola ou creche em que seu filho será matriculado das 7 às 11h e das 13h às 17h, munidos de cópias da certidão de nascimento da criança, do cartão de vacina atualizado (parte da identificação da criança e das vacinas recebidas), do cartão do SUS (Sistema Único de Saúde), do RG e CPF e duas fotos 3×4.

É necessário também a seguinte documentação dos pais ou responsáveis: cópia do cartão do benefício Auxílio Brasil, ou NIS, do comprovante de endereço, do RG, CPF e da certidão de casamento, além da transferência escolar, no caso do aluno que será remanejado de escola. Para crianças com deficiência ou intolerância alimentar, é necessário a apresentação do laudo médico no ato da matrícula.

Para mais informações sobre o período de matrícula, o telefone de contato disponível é o (63) 3411 5609. As aulas referentes ao primeiro semestre de 2023 estão previstas para serem iniciadas no dia 1 de fevereiro.

Estrutura

Atualmente o Município conta com 78 unidades de ensino, entre escolas e creches que possuem toda a estrutura necessária para garantir a qualidade das aulas, tanto na zona urbana, quanto na zona rural de Araguaína. A Rede Municipal de Ensino tem capacidade total para atender 25 mil alunos e estrutura necessária para garantir a qualidade das aulas, incluindo salas com ar-condicionado em todas as unidades, inclusive as da zona rural.

Destaque na Educação

Araguaína é uma das cidades do Tocantins que se destaca em investimentos na educação. Nos últimos anos, a Prefeitura entregou 16 novas escolas municipais com padrão de excelência e, entre janeiro de 2021 e julho de 2022, mais de 16 escolas foram reformadas e ampliadas.

A Secretaria da Educação de Araguaína também destaca sobre a formação continuada dos professores e servidores do Ensino Fundamental e Educação Infantil, que amplia a qualificação e aprimoramento dos profissionais.

De acordo com os dados das secretarias da Educação, Administração e Fazenda, os valores investidos na Educação do Município já ultrapassam os 40% do orçamento municipal, inclusive com folha de pagamento dos profissionais do magistério.

Educação Inclusiva

Desde 2003, o Município desenvolve o Programa de Educação Inclusiva, por meio de uma parceria da Prefeitura com o Ministério da Educação. Em 2015, com a publicação do Plano Municipal de Educação, instituído pela Lei Municipal 2957, a Educação Especial ganhou maior projeção e planejamento para ampliar a oferta de serviços.

De acordo com dados da Secretaria da Educação de Araguaína, das 78 escolas e creches, 30 delas são referência no Ensino Especial no Tocantins. Mais de 40 professores são preparados continuamente para acolher e alfabetizar os mais de 600 alunos com algum tipo de deficiência, matriculados nas unidades de ensino municipais.

O Município também oferece o transporte escolar acessível, com veículos adaptados, para atender os alunos com deficiência física, que são acompanhados de um monitor, além de disponibilizar muitos outros serviços.

Gurupi

 

A partir desta segunda-feira, 09, inicia o prazo para matrícula dos alunos novatos na rede municipal de ensino de Gurupi. O cadastro será feito exclusivamente de forma virtual, no site da Prefeitura de Gurupi (http://matricula.semeg.gurupi.to.gov.br/) até o dia 13, próxima sexta-feira.

A Secretaria Municipal da Educação explica que os pais ou responsáveis pelos estudantes que vão cursar o Pré I e Pré II vão preencher a data de nascimento do aluno e automaticamente o próprio sistema irá informar qual será o ano/série que a criança irá estudar. Depois disso, basta escolher qual unidade de ensino mais próxima da residência da família tem vaga disponível.

Já para os estudantes que vão fazer o Ensino Fundamental I e II, os interessados devem informar qual o ano/série que o aluno irá estudar e escolher uma escola mais próxima da residência. Ao inserir essas informações o sistema já mostra quais unidades de ensino tem vagas.

Após fazer o cadastro, os pais ou responsáveis devem comparecer à unidade de ensino selecionada com toda a documentação solicitada para, então, concluir o processo de matrícula.

As aulas na rede municipal de ensino de Gurupi iniciam no dia 23 de janeiro.

Documentos do Aluno:

Certidão de Nascimento; RG; CPF; Comprovante de residência com CEP da rua; Cartão do SUS; Comprovante do NIS; Cartão Bolsa Família/Auxílio Brasil: extrato do recebimento do Bolsa Família/Auxílio Brasil; Título de eleitor (maiores de 18 anos); Laudo Médico (caso tenha deficiência); Histórico escolar ou declaração de transferência; Carteira de Vacinação; Foto 3×4; Documento judicial caso a criança esteja sob medida protetiva.

Além disso, também é necessário levar os documentos pessoais dos pais ou responsáveis legais. Ressaltando que é preciso apresentar os originais e a cópia da documentação.

Segundo a Secretaria Municipal da Educação de Gurupi, caso os pais ou responsáveis não possuam todos os documentos, podem comparecer à unidade escolar para garantir a vaga. A Certidão de Nascimento e o CPF são indispensáveis, assim como a transferência para os estudantes que vêm de fora da rede municipal de ensino.

Em caso de dúvidas, o pai ou responsável pode ligar no Departamento de Inspeção Escolar, no (63) 3301-4378.

Fontes – Secom Araguaína, Secom Gurupi