O Instituto Indigena do Tocantins se manifestou através de nota sobre os atos antidemocráticos ocorridos em Brasília no último domingo,8.
Veja a íntegra da nota:
No último domingo, milhares de bolsonaristas radicais invadiram as sedes dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, os prédios da Câmara, do Supremo Tribunal Federal e do Palácio do Planalto foram depredados e a democracia foi duramente atacada. O Governo Lula foi democraticamente eleito e o Instituto Indígena do Tocantins repudia as ações terroristas que tentaram desestabilizar o poder estabelecido pelo Povo Brasileiro.
Os direitos humanos, incluindo-se aí os direitos indígenas, só se sustentam na democracia, a luta indigenista brasileira tem seu marco histórico na criação da Constituição de 1988, quando o acesso à terra, a reparação histórica e autodeterminação se tornaram parte da estrutura democrática presente na Constituição. O ataque a república é o ataque a luta que nossos ancestrais construíram para conquistar nossos direitos, fazemos votos para que todos e todas que apoiam a luta indígena, repudiem conosco os atos de terrorismo do último domingo e se juntem a luta pela democracia.
Que todos os responsáveis pela invasão de Brasília sejam responsabilizados conforme a lei e que o Bolsonarismo radical, que há quatro anos ameaça nosso país e nossos direitos, deixe de ganhar força e seja visto como o crime que é.