Foto – British Airways/Divulgação
A British Airways anunciou uma modificação nas vestes da tripulação da companhia aérea. A primeira reformulação de uniforme em 20 anos incluiu peças como macacões, túnica e hijab para pilotos e comissários de bordo. Internamente, cada trabalhador pode escolher quais peças usar, independente do gênero. Em uma indústria como a aérea, que é conhecida por impor regras estritas sobre a aparência de funcionários, trata-se de uma modernização significativa.
Vem saber mais!
A companhia aérea britânica seguiu medidas implantadas anteriormente pela concorrente Virgin Atlantic. A nova vestimenta da British Airways acompanha um código adotado no ano passado, que permite aos pilotos e comissários homens o uso de maquiagem e esmalte.
Em entrevista à BBC, um porta-voz da empresa detalhou que há uma política interna flexível, apesar das regras oficiais de gênero. “Como colega, você pode conversar conosco sobre isso e pode vestir o que quiser. Temos vários colegas trans e temos essa política há décadas”, disse.
Cada integrante da tripulação receberá peças sob medida. Há a possibilidade de que trabalhadores do sexo masculino ou não-binários optem por saias e vestidos, assim como colegas do sexo feminino escolham calças.
A estampa, que aparece em jaquetas e acessórios como lenços e gravatas, tem desenhos de ondas aéreas. A padronagem foi inspirada no movimento do ar sobre a asa de um avião.
Chefe-executivo da companhia aérea britânica, Sean Doyle destacou que a empresa busca diversidade e representação do povo. “Queríamos criar uma coleção de uniformes que nosso pessoal tivesse orgulho de usar e, com a ajuda de mais de 1.500 colegas, estamos confiantes de que conseguimos isso.”
As novas peças foram criadas por Ozwald Boateng, conhecido pelo DNA criativo voltado para a alfaiataria com pegada genderless. O designer inglês desenvolveu o projeto durante aproximadamente cinco anos.
“Tratava-se de criar uma mudança energética internamente, e um dos meus principais objetivos era criar algo que falasse por e para os colegas da British Airways. Algo que os inspirou e capacitou, encorajou-os a desempenhar suas funções com orgulho e, mais importante, garantir que se sentissem vistos e ouvidos”, contou em comunicado.
“Embora a companhia aérea tenha uma forte herança, era imperativo apoiá-la na criação de uma nova narrativa de mudança e transcendência, permanecendo atemporal. Passar um tempo com a equipe da BA foi inspirador e, embora a jornada tenha sido longa, definitivamente valeu a pena. Ver tudo finalmente ganhar vida”, acrescentou o estilista idealizador do uniforme.
Segundo a British Airways, foram feitos estudos para oferecer funcionalidade e conforto. Os uniformes são desenvolvidos principalmente com tecidos sustentáveis, como poliéster reciclado e algodão de fabricantes inscritos na iniciativa Better Cotton.
Os trajes antigos da tripulação, desenhados por Julien MacDonald, serão doados para instituições de caridade, reciclados ou expostos no museu da companhia aérea.
Fonte – Metrópoles