Maju Cotrim
A classe artística do Tocantins divulgou uma nota na qual se manifesta sobre a cultura do Tocantins.
As entidades pedem ao governo o alinhamento das políticas públicas de cultural estadual com as do Governo Federal que recriou o Ministério da Cultura.
Os grupos solicitam providências urgentes que garantam efetivação das políticas pública no setor cultural, como previsto na Lei Estadual n. 3.252/2017 que institui o Sistema Estadual de Cultura do Tocantins, bem como pelo Plano Estadual de Cultura do Tocantins. Pedem então Desmembramento e Estruturação imediata da Secretaria de Estado da Cultura, como órgão autônomo, dotado de áreas de gestão administrativa e financeira e a Transformação do Fundo Estadual de Cultura, que representa somente 0,5% do orçamento do Executivo Estadual, em um fundo financeiro, com depósitos mensais (1/12) para o planejamento e gestão.
“Nos colocamos a disposição, por meio de nossas lideranças especializadas, para apoio a construção de um novo momento para o setor cultural, que será histórico e que permitirá acesso às artes com qualidade a toda a população do Estado do Tocantins”, diz a nota.
Veja a íntegra da nota:
Nota Consjunta a imprensa 2023