(Divulgação)

Ricardo Ribeirinha publicou em seu Facebook, que devido à queda de energia na sexta-feira, 10, dez televisores queimaram no condomínio onde mora na Quadra 906 sul, em Palmas. Em entrevista à Gazeta, o morador diz que a queda de energia aconteceu por volta das 17:30 de sexta, antes da chuva e culpa a Energisa, concessionária que fornece energia ao estado, pelo prejuízo.

“São 32 apartamentos no condomínio, 10 estão com suas televisões queimadas, inclusive eu, sem falar nos modens também. Estou sem televisão e Internet na minha casa, com meu pai idoso, minha esposa e um bebê”, desabafa Ribeirinha.

Ele também reclama de mais de 100% do aumento da taxa de sua energia elétrica. “Não faz sentido minha energia ter aumentado isso tudo, nem a bandeira vermelha patamar dois explica isso”, diz.

“O atendimento ao cliente da Energisa é péssimo. A Celtins cobrava caro, mas tratava o cliente com respeito. Essa empresa está acabando com nosso Estado”, declara.

Resposta da Energisa

A Gazeta do Cerrado solicitou junto a Energisa como é feito o procedimento de ressarcimento por danos elétricos.

Segundo a empresa, muitos fatores, alheios a responsabilidade da distribuidora, podem causar a queima de um equipamento. Entre as causas mais comuns estão: curto-circuito na rede elétrica da unidade consumidora; queda de raios que podem entrar pela antena da televisão e pelo cabo de internet ou da linha telefônica.

Prazos

De acordo com a Energisa, Os pedidos de ressarcimento são avaliados conforme a Resolução Normativa nº 414/10, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Pelas regras, o cliente deve entrar em contato com a Energisa, por meio dos canais de atendimento, em até 90 dias depois da ocorrência que teria danificado o aparelho. O cliente deve fornecer uma breve descrição do caso, com informações sobre a provável data e o horário do ocorrido, sobre a unidade consumidora, sobre os problemas apresentados e sobre a marca e modelo do aparelho.

A distribuidora, poderá num prazo de até 10 dias corridos, a partir do registro do caso, realizar a verificação do equipamento supostamente danificado. Para equipamentos usados para acondicionamento de alimentos perecíveis ou de medicamento, esse prazo cai para 1 dia útil. A concessionária pode pedir que o cliente envie laudos e orçamentos referente ao equipamento danificado, e após a entrega dos documentos, a concessionária tem até 15 dias para responder se o pedido de indenização foi aceito ou não.

A distribuidora avaliará, em seus registros, se houve perturbação na rede elétrica na data e hora informada. Caso seja encontrada alguma ocorrência no sistema que possa ter afetado a unidade consumidora e tenha nexo com a queima do equipamento, o ressarcimento ocorrerá em até 20 dias após a resposta fornecida ao cliente (pagamento em moeda corrente ou conserto/substituição do equipamento em assistência técnica ou crédito na fatura de energia elétrica).

Segurança

Veja alguns cuidados para reduzir riscos à saúde e danos a aparelhos durante as tempestades:

Retire todos os aparelhos eletroeletrônicos das tomadas;
Não use telefone com linha durante a tempestade com raios;
Desligue os fios de antena dos aparelhos;
Equipamentos eletrônicos sensíveis, como microcomputadores, precisam de proteção especial contra descargas elétricas;
Não fique próximo a tomadas, janelas e portas metálicas;
Evite ficar próximo de estruturas altas como torres de telefone ou de energia elétrica;
Evite tomar banho durante a tempestade. Não utilize chuveiro ou torneira elétrica (secador, chapinha etc);
Jamais se aproxime de fios partidos ou caídos, nem toque em pessoas ou objetos que estejam em contato com a rede elétrica;
Afaste-se de campos abertos;
Evite contato com cercas de arame farpado ou metálicas, elas podem não estar seccionadas nem aterradas. Em caso de descarga elétrica ou cabo partido, o contato pode ser fatal;
Não se abrigue embaixo de árvores;
Estando dentro de um carro, permaneça dentro dele em caso de descarga atmosféricas, pois ele garante isolação;
Não entre dentro de rios, córregos, lagoas etc;
Se tomar choque ao ligar torneiras e chuveiros elétricos, isso indica que existe um problema de aterramento na instalação.

Texto: Jornalista Brener Nunes

Com informações da Energisa