A Prefeitura de Almas divulgou nota agradecendo rede de apoio por causa de tragédia com van do município na TO-280. Leia na íntegra:
A Prefeitura de Almas, ainda consternada com a tragédia que vitimou 12 cidadãos da nossa cidade, em um acidente na noite da última quarta-feira, 25 de janeiro, na TO 280, próximo a Natividade, em nome dos familiares das vítimas e de toda comunidade almense, agradece todas as manifestações de solidariedade neste momento tão doloroso.
Não temos palavras que possam expressar o sentimento de gratidão à todas as pessoas que se solidarizaram com a nossa dor.
Nosso muito obrigado à todas as manifestações enviadas pelas nossas redes sociais, ligações, publicações.
Agradecemos aos serviços públicos, em nome do governador Wanderlei Barbosa: Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar, Instituto Médico Legal de Natividade, Polícia Civil, Ageto, Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social.
Nossa gratidão às empresas Natical e Aura Minerals, por todo apoio.
Ao Ministério Público Estadual do Tocantins, em nome do promotor Luís Francisco de Oliveira, que esteve presente, nos oferecendo todo apoio.
À toda imprensa, a qual agradecemos em nome da nossa Assessoria de Comunicação.
Às lideranças regiliosas, em nome dos padres e pastores que estiveram conosco.
Aos prefeitos, secretários e servidores dos 139 municípios do Tocantins, na pessoa dos prefeitos que estiveram com a nossa comunidade nestes dias, Rennan Cerqueira (Porto Alegre do Tocantins), José Salomão (Dianópolis), Edinalva (Rio da Conceição), Paulo Roberto (Taguatinga), Thiago Tapajós (Pindorama), Élio Dionísio (Chapada de Natividade), Levi Teixeira (Santa Rosa) e ex-prefeito de Almas, Goianyr Barbosa.
A Prefeitura, Câmara e Secretaria Municipal de Saúde de Natividade, Secretaria Municipal de Saúde e Câmara Municipal do nosso município e o vice-prefeito, Neri.
Agradecemos a presença do Governador Wanderlei Barbosa, que visitou todas as famílias das vítimas pessoalmente, assim como os deputados federais, Vicentinho Júnior e Alexandre Guimarães, Rafael Damaceno – chefe de gabinete do deputado estadual, Nilton Franco.
O momento é de dor, de tristeza, mas, nos sentimos mais fortes com a solidariedade de todos.
Que Deus abençoe a nossa cidade, fortaleça a nossa fé, proteja nossa Almas, fortaleça e conforte cada familiar que sofre com a nossa comunidade a dor deste luto.
Mesmo com nosso coração dolorido, o sentimento é apenas de muita gratidão! Somente Deus para abençoar cada pessoa, cada gesto de solidariedade manifestados à nossa comunidade durante todos estes dias tão difíceis.
Nossa cidade é forte! Nosso povo é forte! Vamos continuar juntos! Unidos! Fortes como sempre fomos, na certeza de que Deus nos fortalece e de que ninguém solta a mão de ninguém.
Que Deus abençoe cada um!
Wagner Nepomuceno
Prefeito Municipal
Almas, Tocantins 28 de janeiro de 2023.
O acidente
O acidente aconteceu por volta das 20h40 dessa quarta-feira, 25, quando a van voltava para Almas após pacientes passarem por atendimento médico em Palmas. Testemunhas disseram à Polícia Militar que o caminhão teria tentado fazer uma ultrapassagem quando bateu de frente com a van que estava na faixa contrária.
De acordo com o Corpo de Bombeiros e a PM, um casal estava no caminhão. Eles foram levados para o hospital com ferimentos leves e liberados após atendimento.
Os bombeiros informaram que na van havia uma grande quantidade álcool etílico que estava sendo transportado para o hospital de Almas. Por isso, a retirada dos corpos precisou ser feita com muito cuidado.
O motorista foi localizado no final da manhã desta quinta-feira, 26, na casa de seu advogado em Natividade, e conduzido para a 98ª DP, para prestar depoimento. Porém, foi solto nessa sexta-feira, 27, após decisão da Justiça em aguardar julgamento em liberdade.
A princípio, o Batalhão Rodoviário Estadual recebeu duas versões sobre o acidente, que devem ser esclarecidas pelo motorista.
A Prefeitura de Almas informou que deslocou equipes para o local do acidente e para o Instituto Médico Legal (IML) de Natividade, para acompanharem a liberação dos corpos, que foi finalizada no final da manhã.
O município informou, ainda, que está oferecendo todo suporte e apoio necessários aos familiares das vítimas e aos pacientes que estão hospitalizados.
Dois homens que estavam no veículo da Secretaria de Saúde de Almas sobreviveram: Aristides Curcino dos Santos, 68 anos, e Suel Martins de Oliveira, de 36 anos.
As vítimas são quatro homens, sete mulheres e um bebê. Todos são moradores de Almas, cidade que fica a cerca de 290 km da capital. Entre as vítimas fatais estão dois quilombolas, uma professora e servidores públicos da cidade. Os nomes informados pela prefeitura são:
Deliana Rodrigues dos Santos, 29 anos
Lucilene Ferreira Folha, 55 anos
Jailma Ramalho Costa, 20 anos
Antonia Fernandes Crisostomo, 58 anos
Emilena Pinto de Oliveira, 37 anos
Luciano Antônio de Almeida, 53 anos
Marcilene Aparecida de Andrade, 56 anos
Joaquim Pereira Valadares, 65 anos
Wesler Ferreira Folha, 31 anos
Jordana Guedes Dias, 21 anos
Rute Guedes Dias, bebê de 4 meses
João Batista de Oliveira, 68 anos