Joaquim Quinta Neto assume o comando da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente a partir desta quarta-feira, 1º de janeiro. A portaria de nomeação, de nº 054/23, está publicada no Diário Oficial do último dia 26. Esta é terceira vez que o gestor e advogado assume uma secretaria da Prefeitura de Araguaína.

“A gente vai dar continuidade ao que está sendo feito e intensificar, pelos próximos dois anos, parcerias que visem o desenvolvimento econômico dos empreendedores de Araguaína, seja no campo ou na cidade, e em diversas áreas, como no turismo, no Daiara (Distrito Agroindustrial de Araguaína) e na prestação de serviços ambientais”, afirmou Joaquim.

Outra área que o novo gestor pretende trabalhar é no avanço em defensa do meio ambiente. “É importante continuar na desburocratização dos processos de obtenção de licenças ambientais, e ampliar a educação ambiental nas escolas e a fiscalização aos maus-tratos animais e outros crimes ambientais”.

Dentre os projetos e programas que Joaquim assumirá estão: Projeto de Aquisição e Distribuição de Sementes de Milho e Insumo, Trator na Roça, Festival Gastronômico, Daiara, Lago Vivo e Compra Direta.

Perfil
Advogado formado pela UFT (Universidade Federal do Tocantins), Joaquim já atuou como bancário, assessor jurídico da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil) e superintendente de Assentamentos e Agricultura Familiar da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Agrário e Regularização Fundiária.

Na Prefeitura de Araguaína, foi secretário do Desenvolvimento Social em 2015 e, após a fusão das secretarias, passou a ser secretário do Planejamento, Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico de Araguaína, onde atuou até abril de 2016.

Depois, assumiu a Secretaria da Administração, em 2017, até ser convocado para uma cadeira na Câmara Municipal como vereador suplente, em setembro de 2018, ficando até dezembro do mesmo ano. Após o período no legislativo, chefiou a Gerência Regional Norte do Sebrae-TO (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Tocantins), onde estava até o momento.

Atribuições da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente
Formular e executar as políticas agrícola, industrial, comercial, de serviço e turística do Município, controlar e ordenar a utilização do Daiara, estimular a realização de feiras, eventos e convenções, estimular e fomentar as parcerias do poder público com o setor privado e fortalecer o microempreendedorismo. Emitir alvará de construção e licenciamento ambiental, além da educação, controle e fiscalização e o monitoramento ambiental, inclusive das áreas de conservação, e controlar e ordenar a utilização das áreas públicas.