Foto – Divulgação
Maju Cotrim
A Câmara Municipal de Araguaína realizou nesta segunda-feira (6), a sessão de abertura do Ano Legislativo de 2023. A sessão acontece no auditório do Fórum da Comarca de Araguaína.
Estão presentes o vice-governador Laurez Moreira, o senador Eduardo Gomes, o prefeito de Araguaína Wagner Rodrigues, deputados estaduais e federais, de vários presidentes de câmaras municipais, vereadores, secretários, autoridades civis e militares.
O presidente do Legislativo de Araguaína, vereador Marcos Duarte, juntamente com os novos membros da Mesa Diretora para o biênio 2023/2024, apresentaram o projeto de construção da nova sede da Câmara.
Em seu discurso ele agradeceu a parceria e união da Casa. “Decidiram confiar a um novato a condução dos trabalhos, não tenham dúvida que irei defender o nome da Casa e que a Câmara seja protagonista na cidade e no Estado”, disse.
Ele falou de parceira com o Executivo. “Nós iremos dar estabilidade para sua gestão até 31 de dezembro de 2024”, disse ao prefeito Wagner. Ele criticou os que estão tentando “plantar o mal”. “Aqui não terá CPI porque não há nada que justifique uma CPI, pelo contrário”, disse.
“A Câmara não será puxadinho da prefeitura mas será a Casa de todos”, disse.
Nova sede e tramitação online
A proposta da nova mesa é mesclar a experiência com a renovação”, disse ao apresentar os membros da nova mesa diretora. Vídeos mostraram o prédio da nova Câmara e também as metas da atual gestão. O novo plenário será para 250 pessoas e terá 21 gabinetes.
Foi apresentado ainda o aplicativo da Câmara e as melhorias digitais com processo de tramitação on-line“Araguaína sai na frente”, disse. A Câmara é a 1ª do Estado a ser 100% on-line.
Foi anunciada ainda a criação da escola do Legislativo e o sistema de votação único.
O vereador Israel de Teresina assumiu a vaga.
Os deputados da cidade Gipão e Marcos Marcelo participaram assim como o Biquense Jair Farias, o federal Felipe Martins e o presidente da Câmara de Palmas, José do Lago Folha Filho.