Nesta terça-feira (21) começou a normalizar o serviço de anestesia para o atendimento de cirurgias nos hospitais públicos do Tocantins. O serviço é prestado pela Cooperativa do Anestesiologistas, que mantém contrato com a secretaria de Estado da Saúde.


Desde o início do mês de novembro a Coopanest não estava conseguido fechar escala com o todos os médicos cooperados por algumas razões. Uma delas, a mais grave, era a decisão de alguns médicos de não participar das escalas por conta de atrasos nos pagamentos. A Coopanest está com vários meses a receber do Governo, e por isso não vem conseguindo manter em dia os repasses aos cooperados. Foi assinado um novo contrato em setembro último, mas permanecem as negociações para receber em torno R$ 8 milhões de faturas em aberto.
Outro problema é que aconteceu neste mês de novembro o maior congresso de anestesia do País, em Curitiba, com a participação de vários profissionais que atuam no Tocantins. “Agora estamos contando com o retorno destes médicos e de outros que foram dar plantão em outros estados; aos poucos o serviço vai sendo reestabelecido”, assegurou o presidente da Coopanest, Mário Sergio Borges.