Deputada estadual Vanda Monteiro – Foto – Divulgação
Maju Cotrim, Gazeta do Cerrado
Vanda Monteiro é aquela “gente como a gente”. Dança forró, come Chambari, anda de norte a sul pelos bairros da capital Palmas! Saiu do lugar que muitas mulheres ainda ocupam para uma representação política de qualidade.
Sabe de onde veio e não esconde as raizes. Se elegeu vereadora da capital, depois deputada estadual, foi reeleita e atua nas causas ligadas ás bases.
Em entrevista a esta série ela comenta os desafios da representação: “A situação da mulher não só no Tocantins mas no Brasil e no mundo tem inúmeros críticos seja na área da violência, seja na área educacional seja nas oportunidades de emprego, acredito que para vencer todas essas questões e melhorar nossa situação precisamos de mais empoderamento de acesso pleno á educação profissional e emprego com mulheres empoderadas conscientes de sua força e de sua participação no cenário político e nas tomadas de decisão, vamos sim vencer todos os desafios e construir uma sociedade mais igualitária”, disse em entrevista á Gazeta.
Vanda afirmou ainda: “como em todos os lugares neste sociedade, as maiores dificuldades que encontramos é justamente vencer a desconfiança de alguns grupos e termos que provar o quanto somos capazes… na minha vida política nunca tive medo dos desafios e sempre fiz questão de estar á frente dos projetos e das tomadas de decisão olhando tudo sempre de perto e sempre que vejo ou sinto uma situação que diminua o meu trabalho ou minha capacidade enfrento de frente. Somos capazes e temos uma força incrível basta acreditarmos no nosso potencial”, ressaltou á Gazeta.
Conheça Vanda Monteiro:
Vanda Monteiro é natural de Miranorte (TO). Filha de Zoroastro Rodrigues Monteiro (in memoriam) e Lindaura Ribeiro Monteiro, é casada com o vereador de Palmas, Márcio Reis, e mãe de Helloà Monteiro. É bacharel em Direito e empresária. Pioneira na região sul de Palmas, Vanda Monteiro foi frentista de posto de combustíveis, vendeu peixe na Praia do Prata e espetinhos em eventos da capital. No Sine estadual, encaminhou inúmeras pessoas para vagas de emprego. Exerceu também o cargo de diretora na Escola de Gestão Municipal, desenvolvendo o Programa de Modernização da Gestão Escolar. Participou do processo de implantação do Resolve Palmas e do programa Jovem Empreendedor. Em 2016, foi eleita vereadora de Palmas com 1.825 votos. Em 2018, deputada estadual do Tocantins e, em 2022, reeleita com expressivos 18 mil votos.