Oscar, a principal premiação do cinema, retorna ao Teatro Dolby, em Los Angeles, e recebe as estrelas de Hollywood com o tradicional tapete vermelho. A 95ª cerimônia acontece neste domingo (12), às 21h.

Nos últimos meses, diversas premiações vêm acontecendo – como o Globo de Ouro, o British Academy of Film and Television, o Critics Choice Awards e os prêmios dos sindicatos – que nos preparam para a noite em que Academia de Artes e Ciências Cinematográficas entrega as estatuetas.

Muitos dos votantes desses eventos também elegem os vencedores do Oscar, portanto, os resultados podem ser considerados um “termômetro” para a cerimônia da Academia.

Baseado nos vencedores do Bafta, Critics Choice Awards, Globo de Ouro e dos sindicatos, confira cinco filmes que podem se destacar no Oscar deste ano e garantir pelo menos uma estatueta na cerimônia.

  • Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo

Certamente, a maioria das apostas está no filme de Daniel Kwan e Daniel Scheinert. Não só porque lidera as indicações da premiação, com 11 menções, mas também por ser o grande vencedor da temporada.

A produção ganhou ao menos um prêmio nas três grandes premiações consideradas, além de ter vencido três categorias do SAG Awards e ter sido favorito do ano do Sindicatos dos Produtores (PGA Awards) e dos Diretores (DGA Awards).

A trama é sobre uma ruptura interdimensional que bagunça a realidade e uma inesperada heroína precisa usar seus novos poderes para lutar contra os perigos bizarros do multiverso e proteger sua família.

  • Nada de Novo no Front

O longa alemão pode se juntar a “Parasita” e se tornar a segunda produção a vencer Melhor Filme e Filme Internacional. O título é o único de língua não inglesa a concorrer a principal categoria da premiação.

O filme foi destaque no Bafta, onde liderava as indicações, e levou sete prêmios para casa.

O longa é baseado no livro homônimo de Erich Maria Remarque, de 1929, e conta a emocionante história de um jovem soldado alemão durante a Primeira Guerra Mundial.

  • Os Banshees de Inisherin

Com mais de 15 prêmios na temporada, o longa irlandês é forte nome para a 95ª edição do Oscar. O título recebeu nove indicações e pode surpreender apesar do favoritismo de “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo”.

A produção já venceu em categorias de Melhor Filme, Roteiro, Ator (Colin Farrell) e Atriz Coadjuvante (Karry Condon).

Na trama, dois amigos de longa data se encontram em um impasse quando um decide abruptamente cortar relações. O que pode parecer uma problema simples acaba se tornando uma briga que se alastra pela comunidade.

  • Os Fablemans

Com diversas menções nas premiações, o filme passou um pouco despercebido mas garantiu algumas vitórias.

No Globo de Ouro venceu as principais categorias: Melhor Filme de Drama e Diretor. Já no Critic’s Choice Awards foi jovem ator Gabriel LaBelle que se destacou.

A semi-autobiografia de Steven Spielberg conta a história de Sammy, que se apaixona por filmes após sua primeira ida ao cinema. Armado com uma câmera, ele começa a fazer seus próprios filmes em casa, com o apoio da mãe e a relutância do pai.

  • Elvis

Um dos destaques da cinebiografia do rei do rock é o seu intérprete: Austin Butler. O ator venceu o Globo de Ouro e o Bafta, tornando-se um forte nome para o Oscar.

Além disso, o título venceu em categorias técnicas também, como Figurino, Cabelo e Maquiagem.

 

Fonte: CNN