Chuva na capital – Foto – Luciana Pires/Prefeitura de Palmas

Os ventos constantes que sopram do mar contra a costa e a circulação dos ventos em diversos níveis da atmosfera, continuam provocando o aumento de nuvens carregadas sobre os estados do centro-sul do país, com exceção do centro-sul gaúcho, que começa esta semana ainda sobre influência do ar seco, impedindo a formação de nuvens de chuva. Já na costa norte do país, ar quente e úmido, provocando muita chuva na Região Norte e ZCIT favorecendo muita chuva sobre Maranhão, Piauí e Ceará.

Previsão do tempo para 13/03/2022  – segunda-feira

Região Sul

Ar seco ainda impedindo a formação de nuvens carregadas nesta segunda-feira sobre o centro-sul gaúcho. Dia quente, com bastante sol em Porto Alegre, Bagé e Uruguaiana, sem expectativa de chuva e com baixa umidade relativa do ar na Fronteira Oeste do estado. No litoral norte e nas cidades de divisa com Santa Catarina, possibilidade de chuva durante a tarde, mas sem grandes temporais. No litoral de Santa Catarina e no estado do Paraná, circulação dos ventos, favorecendo chuva forte, com raios e ventos, mais concentrada, principalmente à tarde. No litoral paranaense, temporais, que podem acontecer em vários momentos do dia.

 

Região Sudeste

Infiltração marítima e circulação dos ventos, favorecendo nuvens de chuva sobre grande parte da Região. Em São Paulo, muita nebulosidade, principalmente no oeste e sul paulista e chuva, nestas áreas podendo começar já de manhã. Na capital, dia ainda começa abafado, com muitas nuvens, mas aos poucos o sol aparece. Divisa do estado de SP, com sul de MG e do RJ, com temporais. Capitais, Belo Horizonte e Rio, com pancadas localizadas, durante à tarde. No Espírito Santo, a chuva ainda é isolada e passageira e no norte de Minas, tempo firme e calorão.

 

Região Centro-Oeste

Grande parte da Região, ainda em atenção para pancadas de chuva forte. Dia abafado em Mato Grosso do Sul, Goiás, Brasília e Mato Grosso. Chuva que já pode começar no fim da manhã na divisa de GO, com MT e no leste de MS. Durante à tarde, atenção para as capitais. O risco de temporais segue alto no norte de Mato Grosso e extremo norte de Goiás.

Região Nordeste

ZCIT ainda favorecendo nuvens carregadas sobre o Nordeste. Nesta segunda, muita variação de nuvens, chuva a qualquer hora no Maranhão, Piauí e Ceará. Os temporais ganham força em Teresina, no leste do MA e no interior do CE, com alerta para chuva volumosa. O potencial para transtornos é alto nestas regiões. Aumento da chuva entre o litoral do RN e parte do sertão nordestino. Já em Aracaju e Recife, chuva passageira e mais períodos com sol. Em Salvador, a chuva acontece principalmente à tarde e há risco de trovoadas.

Região Norte

O alerta de temporais continua no leste e sudeste do Pará e o estado do Tocantins. Nuvens carregadas associadas ao ar quente e úmido também espalhando chuva sobre Amazonas, Rondônia e Acre. O risco de temporais diminui em Manaus, mas pode chover forte desde cedo, intercalando períodos de melhoria. Já em Boa Vista, extremo norte do AM, noroeste do PA e no Amapá, tempo firme.

Alertas meteorológicos para 13/03/2022 – segunda-feira

Perigo, temporal, chuva volumosa e ventania entre o leste do MA, centro-norte do PI e interior do CE.

Atenção para chuva moderada a forte com raios e ventos no AM, norte e sudoeste do PA, AC e RO.

Temporais no leste e sul do PA, TO, leste e norte de MT, norte de GO, sul do PI e em Fortaleza.

Chuva moderada a forte com raios e ventos variando de 40 a 60 km/h em MS, grande parte do PR, litoral de extremo norte de SC, DF, sul de MT, sul do RJ e Triângulo de MG.

Temporais na divisa do estado de SP, com sul de MG e extremo sul do RJ.

Atenção para chuva forte em Salvador.

Fronteira Oeste do RS, com baixa UR, índices inferiores a 30%.

Rajadas de vento de 40 a 50 km/h no litoral do RS, em POA e no extremo sul gaúcho.

Ventos de 40 a 50 km/h na maior parte do litoral do NE.

Durante os temporais, ventania de 50 a 70 km/h e cerca de 50mm de chuva.

Pancadas de chuva forte, com ventos de 40 a 60 km/h e 10 a 25mm de chuva.

Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também publicou alertas, amarelo e laranja, para todo o Estado do Tocantins, nesta segunda-feira, 13.

Conforme o Inmet pode chover entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Instruções:

  • Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda)
  • Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).