A etapa estadual do Grand Prix SENAI de Inovação aconteceu durante toda esta última semana nas unidades de Araguaína, Gurupi, Palmas, Paraíso, Taquaralto e Xambioá do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).
Ao todo, 110 alunos, reunidos em escuderias por escolas, tiveram o prazo de 24 horas, dividido entre três ou cinco dias para desenvolver e apresentar protótipos, ideias e projetos de inovação em atendimento a demandas propostas pelo setor industrial.
Cada unidade do SENAI no Tocantins premiou uma equipe que desenvolveu a melhor solução ao desafio proposto por uma empresa. As escuderias foram avaliadas por uma banca composta por instrutores e funcionários das corporações que lançaram os desafios.
“Foi um processo muito cansativo e desafiador nestes 3 dias, mas conheci muita gente nova e aprendi muito. Mas valeu muito a pena já que conquistamos o 1º lugar desenvolvendo uma solução que seria a criação de uma empresa chamada E-colet para fazer o intermédio entre empresas que geram resíduos que seriam descartados e empresas parceiras e cooperativas que dariam o tratamento”, explica o aluno Fabrício Gick integrante da equipe vencedora no CETEC Palmas.
Confira os vencedores de cada unidade do SENAI Tocantins:
CETEC Araguaína
Escuderia Laranja:
Elloan Laurindo Duarte
Hugo Gabriel de Souza Figueiredo
Kaic Rodrigues da Silva
CT Gurupi
Escuderia Roxa:
Jacyelle Coelho Tavares
Mayza Capristaneo Saraiva
Thailany Gabriela Dias Gomes
Thaís Lina Moura
CETEC Palmas
Escuderia Amarela:
Fabrício Luiz Rivero Gick
Kayron Dávid Oliveira Bastos
Kervyn Leal Viana
Lucia Maria Sanches Silva
CFP Paraíso do Tocantins
Escuderia Amarela:
Davi Dias Pereira
Sandra Aparecida da Costa
Viviane dos Santos Alves
CFP Taquaralto
Escuderia Amarela:
Ana Carolina Lopes Lobo
João Pedro Bahia Lobo
Natanael Silva Morais Brito
Raquel Cristina de Souza Araújo
PA Xambioá
Escuderia Vermelha:
Evely Gomes de Sousa
Kaline Chaves dos Santos
Luis Elano Silva Rodrigues
Luis Gustavo Elias Aguiar
Sobre o Grand Prix
O Grand Prix SENAI de Inovação é uma iniciativa direcionada aos alunos da instituição, com o objetivo de promover a cultura da modernização e aproximar os estudantes do mundo do trabalho.
Trata-se de uma maratona de inovação aberta, onde escuderias trabalham durante um período de até 24 horas, em três ou cinco dias nas escolas do SENAI, desenvolvendo ideias, protótipos e projetos baseados em demandas estabelecidas.
O objetivo do Grand Prix é o desenvolvimento da cultura da inovação local, gerar ideias, desenvolver conceitos de negócios e prototipar soluções para desafios reais da sociedade e da indústria local em uma maratona aberta.