Plataformas de transporte possuem recursos de seguranças para usuários — Foto –  Dan Gold via Unsplash

Para quem utiliza aplicativos de transporte algumas dicas podem ser úteis para reforçar a segurança e deixar as viagens mais tranquilas. A medida pode ajudar passageiros em situações de perigo.

Esta semana, a polícia de São Paulo prendeu uma quadrilha de motoristas por aplicativos que sequestrava, roubava e estuprava passageiras sozinhas.

Veja abaixo os recursos oferecidos pelas plataformas Uber e 99:

⭐Avaliação do motorista: comentários sobre o motorista devem ser analisados pelo passageiro.

📍 Local de embarque: para aguardar a chegada do carro, o passageiro deve buscar uma localização segura e que foi estipulada ao solicitar o serviço.

🔎 Informações da viagem: verifique se as informações do modelo, a cor e a placa do carro batem com os mesmos dados que aparecem no aplicativo. Antes de entrar no carro, pergunte ao motorista o nome dele e peça para ele confirmar o nome do passageiro. Em caso de divergência, ambos devem cancelar a viagem e avisar os apps.

  • Na Uber: entre no app e escolha a opção “Ajuda” e depois clique em “Problemas com uma viagem específica e reembolsos”. Depois escolha a viagem e escolha as opções para “Reportar problema de segurança”.
  • Na 99: entre em contato pelo número 0800 888 8999 ou acesse dentro do seu aplicativo a opção Ajuda > Segurança > Motorista não era o mesmo.

 

📱 Compartilhe seu trajeto: ative a opção de compartilhamento da viagem em tempo real com pessoas de confiança.

  • Na Uber: é possível compartilhar as viagens com até cinco telefones cadastrados nos “Contatos de Confiança”. Para isso, clique na opção segurança que aparece no app (com o ícone que ter o formato de escudo). Além disso, as viagens podem ser compartilhadas com qualquer outro contato clicando em “Compartilhar status da viagem”. Eles receberão um SMS ou uma notificação push para acompanhar a viagem e ver a previsão de chegada.
  • Na 99: entre no app e solicite uma corrida. Após o início da viagem, toque no ícone de segurança, localizado no canto direito da tela. Escolha a opção “Compartilhar corrida” e selecione o contato desejado. O contato cadastrado irá receber um SMS com o aviso e poderá visualizar a sua localização na rota.

 

🔴 Gravação: possibilidade de gravação do áudio da viagem diretamente no aplicativo, que, se necessário, poderá ser compartilhada com autoridades. Os arquivos permanecem nos dispositivos de quem realizou a gravação e podem ser abertos pelas empresas, como também as autoridades policiais.

  • Na Uber: durante a corrida, toque no escudo de segurança (azul). Depois selecione a opção para gravar áudio e toque para gravar o áudio. Tome cuidado para não abafar o microfone com as mãos. No momento em que a viagem terminar ou acessando o histórico de viagens, clique na opção de relatar um incidente de segurança para anexar o arquivo de gravação de áudio.
  • Na 99: toque no escudo azul da tela inicial do app e depois toque em “Concordar e iniciar”. Após aceitar os termos, começa a gravar o áudio, que será interrompido de forma automática quando a viagem for finalizada. Automaticamente, também, os dados são enviados e armazenados na central de segurança da 99.

 

📞 Ligação de emergência: em situação de perigo ligue para a polícia (190).

  • Na Uber: utilize o atalho que permite ligar para a polícia (190) diretamente do aplicativo (dados da corrida e localização do veículo são disponibilizados na tela durante a ligação para facilitar a comunicação).
  • Na 99: não tem esse recurso nativo.

 

👀 Checagem de rota: serviço de monitoramento de rota que detecta se ocorrerem mudanças bruscas de trajeto ou paradas longas e envia notificação ao usuário com informações sobre as ferramentas de segurança disponíveis.

🔐 Recursos extras nas configurações: a Uber possui um código de verificação (U-Código). A ferramenta precisa ser ativada para que todas as vezes que solicitar uma corrida, aparecerá em sua tela um código de segurança que deverá ser fornecido ao motorista para que a viagem seja iniciada.

Para ativar: no aplicativo clique na opção “Confira Sua Viagem”, que vai habilitar uma senha de quatro dígitos para ser fornecidos ao motorista.

Na 99: o passageiro pode optar por utilizar a função “Bloquear” caso deseje evitar que aquele motorista aceite sua solicitação em corridas futuras. Com o serviço, o usuário evita novos encontros com o mesmo motorista.

Para ativar: ao finalizar a corrida, vai aparecer a opção para você fazer a avaliação do motorista e junto você vai ter o campo para “Bloquear” o motorista. Mas se você já avaliou o motorista e não viu essa opção, ainda é possível ativar o recurso; veja abaixo:

  1. Toque no “Menu”, fica no lado esquerdo na parte de cima da tela inicial do seu aplicativo;
  2. Toque em “Corridas”;
  3. Escolha qual a corrida, depois toque na avaliação e vai ter a opção de “Bloquear”.

 

🚑 Em caso de acidente: ative os serviços de emergência, como a polícia e ambulância. Também avise a plataforma responsável pelo serviço.

  • Na Uber: para informar sobre o acidente acesse Segurança > Eu me envolvi em um acidente. Em seguida, verifique se selecionou a viagem correta e envie os detalhes da viagem. A central de atendimento é 0800 006 8068.
  • Na 99: acesse “Central de Ajuda” ou entre em contato com a Central de Segurança pelo telefone 0800-888-8999.

 

Fonte – G1 Tecnologia